Alexandre Sperafico

Energia solar e oportunidades na crise

por Alexandre Sperafico

18 de Maio de 2020, 11h24

Imagem: Divulgação / Assessoria
Imagem: Divulgação / Assessoria

Em toda crise há sempre algo para ser repensado e transformado em uma boa oportunidade. A crise econômica que assola o país em tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), faz com que as empresas analisem os cenários a curto, médio e longo prazos e neste momento as palavras “redução de custos” sempre recebem grande atenção. Investir em energia solar, mesmo que neste cenário de queda na atividade econômica pode ser a grande oportunidade.

Sabemos que esta fase que enfrentamos é temporária e esperamos superá-la o mais rápido possível. Logo, as empresas que conseguirem se ajustar, se preparar e principalmente se manter capitalizadas retornarão mais fortes do que nunca. Apesar das previsões de queda econômica em 2020, estudos apontam que a recuperação será rápida.

Com isso, o investimento em energia solar fará com que o custo com a energia elétrica, muitas vezes considerada uma vilã na saúde financeira das empresas, diminua consideravelmente, dando fôlego para o caixa do seu negócio. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o uso da tecnologia pode reduzir custos com energia em até 95% e ampliar a capacidade de investimento da empresa na geração de novos empregos.

Mas, por conta do momento que vivemos, é normal se perguntar se vale o investimento e quanto custa a instalação de um sistema de energia solar. A resposta é simples: - o investimento vale a pena e tem seu retorno rápido, e o custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação. No entanto, os valores gastos com a instalação dos equipamentos serão pagos com a própria economia ao substituir a fonte energética.

O retorno financeiro ocorre, em média, entre quatro e sete anos após a instalação,  quando o investimento em energia solar acaba sendo pago automaticamente pela quantia economizada com a conta de luz.

Além da economia relacionada à conta mensal de energia, existem diversos outros benefícios relacionados à energia solar, como por exemplo, o menor impacto ao meio ambiente. Isso porque a energia solar é um recurso renovável e limpo, visto que a fonte geradora de energia é o sol, não há danos à natureza e nem a atmosfera. Até mesmo a manutenção na rede elétrica deverá sofrer queda considerável nos custos, já que a durabilidade dos painéis solares fotovoltaicos é de cerca de 20 anos.

Sem dúvida, investir em energia solar é uma das melhores maneiras para reduzir os custos do seu negócio.

Alexandre Sperafico é CEO da Enerzee