discreto

Percival vai à entrega de viaturas para Assistência Social e evita fazer 'pedidos'

O ato aconteceu na sede da Uramb durante a programação de abertura do 1º Fórum Estadual de Participação Popular

por

18 de Julho de 2013, 15h55

Percival vai à entrega de viaturas para Assistência Social e evita fazer 'pedidos'
Percival vai à entrega de viaturas para Assistência Social e evita fazer 'pedidos'

'Nós temos que agradecer e pedir mais, por que o serviço social em Rondonópolis a cada dia se amplia mais', disse o prefeito Percival Muniz, ao receber carros para a Assistência Social O prefeito Percival Muniz (PPS) participou na manhã dessa quinta-feira, 18, da cerimônia de entrega das chaves das sete novas viaturas para entregues pela primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa. O ato aconteceu na sede da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb) durante a programação de abertura do 1º Fórum Estadual de Participação Popular.

Ele discursou na abertura dos trabalhos do Fórum e de se disse grato à esposa do governador Silval Barbosa pelas viaturas, mas deixou antever que espera mais investimentos na cidade. "A área social precisa do máximo de carinho e dedicação. Esses carros vão ajudar muito na melhora da prestação de serviços, quanto nas condições de trabalho dos funcionários. Nós temos que agradecer e pedir mais, por que o serviço social em Rondonópolis a cada dia se amplia mais. Mas nós vamos adquirir alguns (carros) com recursos próprios também", anunciou.

Muniz afirmou também que pretende 'pedir' uma maior atuação do governo estadual na cidade. "Primeiro eu agradeço, depois eu vou lá fazer os pedidos. Não gosto de misturar as coisas, senão fico com cara de mal agradecido. Acabou de ganhar carros e já vem pedir mais? Fica uma imagem de 'pidão' e eu prefiro ter uma imagem mais pragmática. Vai ter o momento certo de pedir", disse.

Já a secretária Roseli Barbosa afirmou que os novas viaturas serão importantes para ampliar ao alcance dos programas sociais, como o Bolsa Família e outros desenvolvidos pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios. "O CRAS é a porta de entrada de todos os programas sociais e, se o município não possuir uma boa estrutura, se não tiver carros para realizar os trabalhos, isso dificulta muito as coisas. Com o Fundo de Erradicação da Pobreza nós compramos os carros e nenhum CRAS ou CREAS no estado ficará sem carro, criando condições para que o alcance territorial dos programas se ampliem", pontuou.

 Ainda segundo ela, os recursos para serem investidos em programas desenvolvidos com os municípios e prometeu que novos programas devem ser desenvolvidos nos municípios. "Nós também dobramos o valor do cofinanciamento para os municípios, que aumentou de R$ 2,2 milhões para R$ 4,5 milhões. E acabamos de assinar cofinanciamento do programa Mulheres Empreendedoras, que vai qualificar mão de obra feminina na cidade. Vamos procurar ampliar as políticas nos municípios, na medida que for possível", anunciou a secretária.

Questionada sobre qual a importância que o governo vê na realização do Fórum de Participação Social, a secretária afirmou que essa já é uma prática do governo que será estendido para todo o estado. "Nós já tínhamos a secretaria-adjunta de Assuntos Comunitários, que já trabalhava com a participação social. Agora é política federal e é uma forma importante para que as pessoas fiquem sabendo o que vai acontecer de obra do governo e poder escolher o que poderá ser feito no futuro", finalizou.

Ao todo, foram adquiridos um total de 217 carros, que devem ser distribuídos nos diversos municípios do estado, sendo que 20 deles foram distribuídos para os municípios da região sul. O Fundo Erradicação da Pobreza é formado com recursos advindos de impostos sobre produtos supérfluos, como bebidas, cigarros, joias, perfumes e cosméticos.