EM CUIABÁ

Nova companhia comunitária da PM vai atender 10 bairros da Capital

Base da Polícia Militar deve atender uma população de aproximadamente 10 mil pessoas

por GazetaMT

18 de Agosto de 2017, 08h00

Nova companhia comunitária da PM vai atender 10 bairros da Capital
Nova companhia comunitária da PM vai atender 10 bairros da Capital

Os moradores da região do bairro Santa Rosa, em Cuiabá, contam agora com uma companhia comunitária da Polícia Militar. Instalada na Rua Miguel Serror, a unidade é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a Polícia Militar, a Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa (Amosanta) e a empresa Royal Brasil, responsável pela construção de um shopping center na região.

De acordo com a Sesp, a base comunitária vai atender outros nove bairros além do Santa Rosa, abrangendo uma população de aproximadamente 10 mil pessoas. Uma delas é a artista plástica Sinara Sauer, 57, que há 20 anos escolheu o Santa Rosa para morar, principalmente pela localização, próxima a supermercados, hospitais e ao centro da capital. "Agora, com a base comunitária, o bairro vai ficar ainda melhor, mais seguro. Acredito que uma base como essa inibe ações criminosas".

Durante a inauguração da base, nessa quinta-feira (17.08), o secretário de Estado de Segurança, Rogers Jarbas, destacou os resultados obtidos com os investimentos em segurança pública no estado. "Nesta região abrangida pela companhia comunitária do Santa Rosa foi registrado uma redução de 20% nos crimes patrimoniais nos sete primeiros meses deste ano, se comparado ao ano anterior, e dois casos de assassinatos. Com a instalação da companhia a tendência é reduzir ainda mais", afirmou.

Construída pela Royal Brasil e mobiliada pela Amosanta, a unidade é composta por quatro salas, equipadas com computadores e móveis de escritório, almoxarifado, dois banheiros (masculino e feminino), além de uma cozinha com eletrodomésticos.

Adaildon Moraes, presidente da Amosanta, lembra que em um determinado período da história do bairro foram registrados altos índices de violência. Frente a isso, os moradores se uniram e formaram a associação, com o objetivo lutar por melhorias. O trabalho, iniciado em 2013, alcançou a principal meta dos moradores, que era ter uma base da Polícia Militar. A associação também criou uma cartilha com orientações de segurança e sobre como proceder em caso de furtos e roubos.

Para atender a região, a Policia Militar designou para a unidade 15 profissionais para serviço ordinário e 13 como grupo de apoio. Entre os bairros atendidos estão Verdão, Cidade Alta, Jardim Primavera, entre outros. "O objeto é levar segurança a todos esses bairros, com redução de roubos, furtos e homicídios; é trabalhar mais próximo da comunidade. Vivemos um momento histórico em Mato Grosso com redução dos índices de violência", reforçou o comandante geral da PM, coronel Marcos Vieira da Cunha.

Concurso de mérito

Além da inauguração e entrega da companhia, a Polícia Militar do Estado anunciou a realização de um concurso de mérito intelectual, viabilizado via emenda deputado estadual Guilherme Maluf. O concurso vai permitir que 160 cabos e soldados sejam promovidos a sargento. "É uma conquista interna. Temos 3.500 cabos e soldados em condições de concorrer ao concurso e subir de posto. É um reconhecimento do governo do Estado junto à tropa", frisou Jarbas.