OPINIÃO

Confiança global em xeque: os avanços e desafios da IA

por Fernando Wolff,

18 de Agosto de 2024, 09h13

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Divulgação

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nosso dia a dia. À medida em que ela avança, diversos setores da sociedade são impactados, o que gera curiosidade, medos  e incertezas. A sociedade está dividida porque enquanto alguns estão  preocupados com a possibilidade da IA substituir a mão de obra humana, aumentando o desemprego e desigualdade, outros a enxergam como ferramenta poderosa para melhorar a eficiência e criar novas oportunidades. 

Uma pesquisa da  KPMG, consultoria global de RH, mostra  que 67% das pessoas têm aceitação baixa ou moderada da IA, sendo que as aplicações em recursos humanos são as menos confiáveis e aceitas, enquanto o uso na área da saúde é o mais confiável.

Já em levantamentos recentes a confiança global de IA caiu de 61% em 2019 para 53% atualmente. Além disso, uma pesquisa do World Economic Forum revelou que 60% dos adultos esperam que os produtos e serviços usando IA mudem significativamente suas vidas nos próximos três a cinco anos.

Porém, com a IA se integrando na vida das pessoas, elas se tornam mais conscientes dos seus benefícios e riscos. De acordo com o Relatório Global de Novos Seguidores, realizado pela agência internacional Marco com a Cint, no Brasil o cenário de IA é de otimismo: apenas 42% disseram estar apreensivos com o tema, enquanto a média ao redor do mundo é de 58%.

Para aumentar a confiança do público, é fundamental que as empresas do setor e governos implementem práticas transparentes e éticas na aplicação de IA, bem como marcos regulatórios que estabeleçam o uso responsável e beneficie a sociedade como um todo. 

Criar comitês de ética e auditorias de IA podem ajudar a diminuir as preocupações do público, além de garantir uma aplicação mais segura e ética da tecnologia. Além disso,  é importante também haver uma educação sobre IA, com campanhas e iniciativas que mostrem  seus benefícios e riscos e como ela pode ser utilizada, reduzindo o medo e a desconfiança, ao mesmo tempo em que mostra uma visão mais equilibrada da tecnologia. 

A meu ver, acredito que o futuro da Inteligência Artificial é promissor, apesar do longo caminho de avanços e desafios. Para que a confiança seja estabelecida, é essencial que haja um trabalho conjunto entre empresas e governos para que as tecnologias sejam utilizadas de forma responsável e ética, sem deixar de lado a humanidade. 

*Fernando Wolff, é CEO e Sócio-fundador da Tech4Humans,  uma startup com duas áreas de negócios: SaaS e AIaaS. No SaaS, oferece soluções avançadas de hiperautomação para operações de atendimento a clientes facilitando a gestão, automação e acompanhamento de solicitações. No AIaaS, a plataforma Tech4.ai permite às empresas construir e implementar soluções de inteligência artificial com tecnologias open source, garantindo agilidade, governança e alto desempenho. Por meio de suas tecnologias, os clientes da Tech4humans conseguem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a qualidade do atendimento ao cliente, facilitando a escalabilidade das operações, sempre com a garantia de compliance com processos e regulamentações.