ALERTA

Mato Grosso registra mais de 26 mil casos de dengue

O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação aos municípios

por GazetaMT

18 de Setembro de 2016, 07h00

Mato Grosso registra mais de 26 mil casos de dengue
Mato Grosso registra mais de 26 mil casos de dengue

Mato Grosso já registrou 26.155 casos de dengue neste ano. A incidência é de 801 casos por 100 mil habitantes. Diante do aumento de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

Zika vírus e chikungunya

Em relação ao zika vírus, são 24.328 mil casos suspeitos no estado. Devido à incidência, Mato Grosso está com risco alarmante, já que são 745 casos por 100 mil habitantes.

Já foram registrados este ano 1.399 casos suspeitos de febre chikungunya, o que representa uma incidência de 47 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença e prevenir, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas alerta que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES enfatiza aos municípios a importância de manter a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.