Relembrando experiência

Veja momento em que nigeriano é resgatado após 60 horas no fundo do mar

Cozinheiro foi o único sobrevivente de navio naufragado e foi encontrado dando a mão a mergulhador que participava de buscas. Ele ficou preso no banheiro da embarcação e relembrou resgate em entrevista recente à BBC.

por G1

18 de Setembro de 2023, 20h46

Reprodução G1
Reprodução G1

O nigeriano Harrison Okene, um chef de cozinha que decidiu aceitar uma vaga para cozinhar em um rebocador em alto-mar, ficou conhecido ao sobreviver, há uma década, ao naufrágio da embarcação após 60 horas.

Ao relembrar a experiência em uma entrevista recente à BBC, ele contou que só sobreviveu porque foi ao banheiro justo na hora em que o barco naufragou - de maneira tão rápida que nenhum dos tripulantes conseguiu abandoná-lo antes.

O banheiro formou uma espécie de bolha, que manteve Okene com oxigênio até que equipes de resgate conseguissem alcançá-lo - depois de 60 horas.

Um vídeo da empresa que operou resgate mostra o momento em que um dos mergulhadores encontra o cozinheiro.

No primeiro contato, mergulhador e naufragado se dão as mãos, e é dessa forma que a equipe de resgate sabe que ele ainda estava vivo.

Logo depois, o mergulhador, instruído por um coordenador do resgate através de comunicação por áudio, consegue então chegar ao local onde Okene estava.

Assustado e visivelmente exausto, ele segue as instruções da equipe, veste uma máscara de oxigênio e coletes e consegue ser puxado de volta à superfície.

Harrison Okene sobreviveu dentro de navio por mais de 60 horas; "peixes comiam o meu corpo. Era um terror". — Foto: Reuters

O cozinheiro, então com 29 anos, estava dentro do rebocador "Jascon-4" quando chuvas fortes atingiram o navio no oceano Atlântico. Das 12 pessoas a bordo, só ele foi encontrado com vida.

"Eu estava lá na água em total escuridão e tinha certeza de que era o fim. Fiquei pensando que a água ia encher a sala, mas isso não aconteceu", disse o rapaz, que contou também que partes da sua pele estavam descascando após dias de imersão na água salgada.