FLAGRANTE

PRF apreende caminhão carregado de madeira ilegal na BR-364

Carga estava desacompanhada de documento florestal que comprovasse a origem da madeira.

por GazetaMT

19 de Outubro de 2020, 10h39

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de madeira serrada, na manhã de sábado (17), durante fiscalização na BR-364, em Rondonópolis. O condutor, de 43 anos, se comprometeu a comparecer em juízo para que sejam adotadas as providências legais.

Por volta das 7h, a equipe, que fiscalizava no km 211, abordou o veículo Scania/R450, com placas de Florestópolis/PR, ao qual estava acoplado um semirreboque carregado com madeira serrada.

O condutor apresentou a nota fiscal, mas a carga não possuía nenhum documento que comprovasse a origem da madeira, seja Documento de Origem Florestal (DOF), ou Guia Florestal (GF). Pelas informações verificadas na nota fiscal, a carga seria transportada de Trairão/PA até Anhumas/SP.

Conforme Instrução Normativa do IBAMA, cargas de madeira serrada que não possuem documento que comprove sua origem, são consideradas ilegais.

Veículo e carga foram encaminhados ao pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rondonópolis, sendo elaborado Termo Circunstanciado de Ocorrência.