MAIS ATENDIMENTO
Wilber Maciel articula construção de um ESF e centro de imagem na região do distrito da Vila Operária
Wilber lembra que a implantação do ESF contribui para desafogar a saúde pública, o tempo de espera para atendimento e proporciona mais qualidade de vida para o trabalhador
19 de Outubro de 2023, 12h52
O líder comunitário Wilber Maciel, presidente da Associação de moradores dos bairros Jardim Eldorado, Santa Fé, Mirassol e Copacabana, segue lutando pela ampliação do atendimento à saúde pública na região do distrito da Vila Operária.
A jovem liderança protocolou na Câmara Municipal, através do gabinete do vereador Cláudio da Farmácia, que é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, um ofício solicitando a inclusão de recursos para o orçamento de 2024, que viabilize a construção de uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), assim um centro de imagem de baixa e média complexidade (exames de ressonância, ultrassom, eletrocardiograma). “Eu participo das audiências da LDO. Durante as explanações ficou claro que os bairros, no qual sou presidente (Jardim Eldorado, Santa Fé, Mirassol e Copacabana), precisam de uma unidade de saúde ampliada e que também necessitamos de centro de imagens, para atender toda a Vila Operária. Tenho total confiança no trabalho do vereador Cláudio, que não vai medir esforços para garantir recursos no orçamento do ano que vem para essas duas importantes obras. Estamos falando de uma demanda que impacta na vida de quase 100 mil pessoas”, destaca.
Wilber lembra que a implantação do ESF contribui para desafogar a saúde pública, o tempo de espera para atendimento e proporciona mais qualidade de vida para o trabalhador. “Uma unidade na estrutura de uma ESF é composta por médico, enfermeiro, técnicos, auxiliares, agentes de saúde e também profissionais de saúde bucal. Isso faz uma diferença gigante na vida da população que terá atendimento de qualidade do lado de casa. É uma luta que começamos há algum tempo e seguiremos até concretização do objetivo da nossa comunidade”, garante.
O Comunitário ainda pontua que o centro de imagem será uma conquista não só do distrito da Vila Operária, mas de todos os 250 mil moradores de Rondonópolis. “O que vai acontecer é uma descentralização de exames, ofertados pela saúde pública. Isso vai gerar mais rapidez na entrega das imagens e laudos, o que faz toda diferença de quem aguarda o resultado para fazer um procedimento, por exemplo. Uma unidade desse porte na região da grande Vila Operária, também ajuda toda cidade, uma vez que moradores vão preferir realizar esse tipo de exame mais próximos de suas residências. Dinheiro existe, agora acompanhar de perto e tirar esse projeto do papel”, completa.