8ª EDIÇÃO

“A primeira-dama do Estado teve esse olhar atento para criar algo que pode salvar vidas”, afirma moradora de Sorriso durante Expedição MT Po

A van do Programa SER Família Mulher esteve no CRAS São Domingos, em Sorriso, nesta quinta-feira (17)

por Da redação

19 de Outubro de 2024, 07h39

None
Divulgação

"É algo que estava faltando e a primeira-dama Virginia Mendes, teve esse olhar atento para criar essa ação que pode salvar e transformar vidas", afirmou Josiane Teixeira Bredes, moradora de Sorriso (400 km de Cuiabá), sobre os atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Domingos, nesta quinta-feira (17.10), na 8ª edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes.

A comunidade recebeu os atendimentos itinerantes da van do Programa SER Família Mulher, que é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculado à Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf).


Foto: João Reis | Setasc-MT

Josiane destacou a importância do Programa SER Família Mulher e a sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes, ao criar uma iniciativa tão necessária para as mulheres que enfrentam dificuldades em expor suas situações de violência.

"Essa ação é maravilhosa e veio em um momento muito necessário. Muitas mulheres têm medo, se acanham, e não têm coragem de falar sobre o que estão vivendo. O programa vai ajudar essas mulheres a encontrar forças para falar e sair das situações de abuso", afirmou Josiane.

Ela também compartilhou seu relato pessoal, ao declarar que já foi vítima de violência doméstica. "Eu já sofri violência do meu primeiro marido, e foi um momento muito difícil. Na época, eu era jovem, mas consegui sair dessa situação com o apoio da minha mãe e amigas. Sei que muitas mulheres não têm essa rede de apoio, e por isso o programa da primeira-dama é tão importante. Ele oferece uma oportunidade para as mulheres entenderem que não estão sozinhas, que podem se libertar e buscar ajuda", contou.


Foto: João Reis | Setasc-MT

“Os veículos otimizaram as atividades do programa SER Família Mulher. Com as vans, a equipe consegue chegar até as comunidades e oferecer os atendimentos e acolher em diferentes situações. Com certeza, esse é um avanço combate à violência doméstica e feminicídio”, afirmou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania , coronel Grasi Bugalho, enfatizou a importância do Programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, durante a 8ª edição da Expedição SER Família Mulher - MT Por Elas, em Sorriso. Para a secretária, as palestras e atendimentos na van do programa têm sido essenciais no combate à violência contra as mulheres, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade.

"O SER Família Mulher oferece uma política pública de qualidade, impactando diretamente na redução dos índices de violência. Com o olhar sensível da primeira-dama, Virginia Mendes, o programa demonstra que o Estado e o município estão prontos para acolher e proteger essas mulheres. E com a van itinerante conseguimos alcançar as mulheres das comunidades, zona rural e bairros periféricos. Um trabalho essencial no combate à violência doméstica", afirmou a secretária.

Além disso, ela destacou a colaboração entre diversas instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil, e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que recebem capacitações para oferecer um atendimento eficiente e humanizado. “Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado e da Setasc em garantir que as mulheres, principalmente as mais vulneráveis, sejam acolhidas e protegidas”, disse.

A secretária também reforçou a importância do apoio contínuo às mulheres, incentivando-as a denunciar sempre que necessário, com a certeza de que serão acolhidas todas as vezes que precisarem, até que consigam superar o ciclo de violência.


Foto: João Reis | Setasc-MT

Antônia Luana da Silva Correia, moradora do bairro JK e residente em Sorriso há quatro anos, compartilhou sua opinião ao conhecer o Programa SER Família Mulher pela primeira vez. Para ela, a iniciativa oferece um apoio significativo às mulheres em situações difíceis, apesar dos desafios financeiros que muitas enfrentam na cidade.

"Eu achei maravilhoso, porque Sorriso é uma cidade muito cara, e isso já é uma ajuda, principalmente para quem está vivendo de favor na casa de alguém. Conheço mulheres nessa situação, e esse apoio de R$600 já faz diferença. Claro que, para uma cidade como Sorriso, onde o custo de vida é muito alto, toda ajuda é bem-vinda", concluiu Antônia.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas

A Expedição SER Família Mulher - MT Por tem como objetivo fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do Estado. 

A grande ação Expedição SER Família Mulher - MT Por Elas será realizada nas 15 Regiões Integradas da Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, assim, percorrendo 15 municípios, com participação dos demais que integram a região.

As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial, do município sede, durante a expedição, terão a participação das equipes dos municípios que abrangem a RISP.

A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.