EDUCAÇÃO

Seduc-MT contribui em relatório sobre Novo Ensino Médio apresentado ao MEC

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, falou sobre os resultados obtidos em MT durante reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação, em Brasília

por Da Redação

19 de Março de 2023, 08h59

None
Divulgação

Os resultados obtidos com a implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino foi um dos temas levados pelo secretário de estado de Educação, Alan Porto, para a primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em 2023. O evento começou ontem e vai até essa sexta-feira (17), no estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Além do Ensino Médio, os secretários de educação de todos os estados discutem sobre avaliações nacionais e financiamento.


A reunião do Consed acontece como evento paralelo ao Festival SESI de Robótica, também no estádio nacional. O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, também esteve com os secretários e falou sobre Educação e Trabalho, destacando a importância da parceria das redes públicas com o setor produtivo e de serviços. Sobre o mesmo tema, falou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Os secretários também receberam o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Manuel Palácios, com quem foi discutido IDEB, Novo ENEM e Novo SAEB.

Aos gestores, Palácios garantiu que as decisões sobre as avaliações do Ensino Médio necessariamente serão tomadas a partir do direcionamento dos gestores estaduais, que são responsáveis por mais de 85% da matrícula da etapa de ensino.

Ficou encaminhado, também, que INEP e Consed irão se articular para definir as mudanças necessárias nessas avaliações. Outro ponto de destaque na fala do presidente do INEP foi a intenção de ter uma aproximação maior com os sistemas estaduais de avaliação.

Como resultado dos trabalhos e debates, um levantamento sobre a implementação do Novo Ensino Médio nos estados será apresentado pelo Consed ao Ministério da Educação.

Para o encontro de 2024, os secretários definiram os temas prioritários que serão trabalhados pelo conselho nos próximos dois anos. São eles: Ensino Médio, Tempo Integral, Valorização dos Profissionais da Educação, Avaliação, Tecnologia, Financiamento, Regime de Colaboração e Educação Especial.

O secretário-adjunto Executivo da Seduc-MT, Amauri Monge Fernandes, também participou do evento.