EM CUIABÁ
Cirurgia bariátrica de influencer é apresentada em congresso regional para médicos
O encontro é liderado pelo médico do CHC, Juliano Canavarros, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)
19 de Abril de 2023, 08h32

Duas cirurgias realizadas em Cuiabá com a técnica “by-pass”, que visa reduzir o estômago sem retirar nenhuma parte do órgão ou do intestino, foram apresentadas no II Simpósio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). E um dos pacientes que efetuou esse procedimento, foi o digital influencer Thiago Salles, conhecido como “Gato Louco”.
Realizadas no Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC) em indivíduos portadores de obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, as cirurgias foram acompanhadas por 17 médicos de vários estados do Brasil, que estavam conhecendo mais sobre o procedimento inovador, considerado, aliás, um dos mais eficientes para ajudar na perda de peso.
“Apresentar esta cirurgia a outros médicos que atuam na área tem o intuito de discutir ideias e a criação de novas técnicas para melhorar ainda mais o atendimento a pessoas que precisam desse mecanismo para melhorar a qualidade de vida e saúde. E, com isso, acabamos trazendo o desenvolvimento da ciência para Mato Grosso”, explica Juliano Canavarros, cirurgião bariátrico.
O número de pessoas com obesidade de grau III, popularmente conhecida como mórbida, aumentou em 72% no período de treze anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse mesmo levantamento também mostra que até 2025 serão 2,3 bilhões de pessoas acima do peso.
O influencer Thiago Salles conta que precisou perder 16 quilos em quase três meses para poder realizar a cirurgia bariátrica com maior segurança. Fator esse que, segundo ele, já elevou consideravelmente sua qualidade de vida, que estava sendo prejudicada pela obesidade. “São vários os problemas de saúde que se desenvolvem com a doença”.
O especialista Juliano Canavarros explica que a orientação de perda de peso previamente à intervenção cirúrgica é essencial. “Esses dois procedimentos que realizamos são de pacientes com casos extremamente graves e que servem de aprendizado para aqueles que pretendem fazer a bariátrica. Quando há um cuidado de perda de peso antes, as chances de sucesso são maiores”.
Simpósio
O II Simpósio de Cirurgia Metabólica - capítulo Mato Grosso, ocorreu na última semana, entre os dias 13 e 14 de abril, e contou com procedimentos cirúrgicos e palestras, todas interativas, transmitidas ao vivo para mais de 20 médicos de todo o país. O evento é somente para profissionais da saúde.
O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta com diversas especialidades médicas e possui uma equipe de ortopedistas capacitada para atender os pacientes com excelência.
O hospital também tem expertise no atendimento de emergência em casos de traumas, tratando das doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.