COM LEI SECA
Novo Decreto passa a vigorar a partir de hoje (19) em Rondonópolis
Medidas restritivas forma oficializadas e publicadas pela Prefeitura ainda na noite de ontem
19 de Junho de 2020, 10h07

Foi publicado ainda na noite de ontem (18) o mais novo Decreto Municipal que estabelece novas medidas restritivas à população, em decorrência da pandemia do novo coronavírus em Rondonópolis. Como o adiantado, ainda à tarde, pelo site GazetaMT, o documento oficial prevê a continuidade do lockdown parcial (aos sábados e domingos) e inclui na lista a Lei Seca em todo o município.
A ideia da Lei Seca, segundo o Poder Executivo Municipal e o Comitê de Gestão de Crises criado para ações de combate à pandemia, é evitar a realização de festas e eventos clandestinos aos finais de semana. “Sem cerveja, não há festa”, disse ontem (18) uma promotora de Justiça durante uma reunião fechada entre o prefeito, vereadores e empresários.
Também desde ontem, porém, a correria em supermercados provocou a aglomeração de pessoas. Muitos saíram de casa para comprar bebidas alcoólicas e estocar, já que o decreto vale, incialmente, pelos próximos 30 dias. Em grupos de whatsapp funcionários de uma rede de lojas foram fotografados retirando às pressas os produtos das prateleiras.
A determinação também vale para bares e restaurantes, que poderão seguir funcionando em horário limitado. Quanto ao comércio em geral, a alteração no expediente: das 7h às 19h. O mesmo vale para o novo toque de recolher à população em geral, das 19h às 5h da manhã.
O novo Decreto Municipal passa a vigorar a partir de hoje (19).
Lockdown
A possibilidade real da adoção por parte do Poder Executivo chamado lockdown não está descartada. Isso porque nesta semana, segundo o informado pela Prefeitura, Rondonópolis atingiu 100% de sua capacidade de dispor leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população, tanto na rede particular quanto pública.