CINCO REGIÕES

TRE MT pormove circuito de audiências públicas sobre Eleições Gerais de 2026

Rondonópolis sediará evento no dia 24 de julho

por Da Redação

19 de Julho de 2026, 10h41

None
Divulgação

Representantes de instituições públicas e privadas e sociedade civil de Sinop (481 km de Cuiabá) e de municípios da região da região norte participaram de uma audiência pública realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta sexta-feira (17), no auditório da subseção no município da Seccional em Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). Esta foi a segunda de uma série de audiências que a Justiça Eleitoral está promovendo nos polos regionais do estado, com o objetivo de garantir a legitimidade do processo eleitoral, por meio de ações que estimulem o controle social e o voto consciente do cidadão mato-grossense.  

  

A iniciativa visa, ainda, promover diálogo direto entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, ampliando a transparência, a participação cidadã e a confiança pública no processo eleitoral.  

  

A audiência pública em Sinop foi aberta pela presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, e conduzida pelo juiz-membro titular do TRE-MT na categoria Juiz de Direito, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, que falou sobre Propaganda Eleitoral, Poder de Polícia e Desinformação.  

  

Na avaliação da desembargadora Serly Marcondes Alves, as audiências públicas demonstram a preocupação da instituição com a defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs. "Nosso objetivo é fazer com que nossa condução seja legitimada com a presença dessas pessoas na audiência pública. A participação social foi grande, convidamos as entidades e elas compareceram. Sabemos que a informação trazida aqui vai ajudar a combater a desinformação. É um polo muito organizado e com vontade de fazer o que é correto", declarou a presidente da Corte Eleitoral. 

  

A mesa de honra foi composta, além dos representantes do TRE-MT, das seguintes autoridades: procurador geral de Sinop, Ivan Schneider; vice-presidente da OAB-MT em Sinop, Mayara Weirich; secretária-geral da OAB-MT em Sinop, Eliana Souza; vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Sandra Donato; secretário de planejamento urbano, Luís Magnani; e a representante da OAB-MT, Angélica Maciel. 

  

Mayara Weirich disse que a sociedade de Sinop se sentiu prestigiada por receber a audiência pública. "Foi uma honra receber a audiência pública. Para nós, significa propiciar que a sociedade civil organizada, com todas as autoridades e entes representativos de todas as classes sociais, debata e discuta normas das próximas eleições. Isso garante maior segurança e transparência, além de mostrar que estamos trabalhando juntos para que o pleito ocorra da melhor forma possível", enfatizou a vice-presidente da subseção da OAB-MT em Sinop. 

  

O juiz-membro do TRE-MT, Eduardo Calmon, pontuou sobre a segurança do processo eleitoral, o combate à desinformação e a atuação da Justiça Eleitoral com relação aos processos que envolvem a propaganda eleitoral. Ele também reforçou a importância dos canais de denúncia, a exemplo do Pardal e da Ouvidoria Eleitoral, disponível pelo 0800 647 8191.  

"Vocês são os olhos, os ouvidos e a presença da Justiça Eleitoral na sociedade. Este momento é muito relevante, porque a audiência pública é uma ferramenta de gestão participativa que visa garantir que o cidadão e a cidadã possam escolher de maneira livre o candidato ou candidata de sua preferência. A Justiça Eleitoral, sob a gestão da desembargadora Serly Marcondes Alves, está muito atenta a isso", completou o magistrado. 

  

Ao final, foi aberto espaço para manifestações e questionamentos das pessoas presentes. A diretora executiva da União das Entidades de Sinop (Unesin), instituição que congrega 32 entidades do municípiosustentou que uma das missões da entidade é levar informação correta para a sociedade a respeito de diversos temas, entre eles a eleição. "Precisamos falar sobre política todos os dias. Este é um ano importante para isso. A audiência nos ajudou a ter notícias relevantes e a levá-las às nossas entidades. Desta forma, podemos melhorar todo o trâmite com relação às eleições", ressaltou.  

  

O ciclo de audiências foi aberto no dia 03 de julho, em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). São convidados a participar, nos respectivos polos, prefeitos e prefeitas, presidentes de Câmaras de Vereadores, OAB-MT, Ministério Público local, comandantes da Polícia Militar (PM-MT) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Instituto Braudel, secretários municipais, diretores de escolas públicas e privadas (com convite estendido a alunos), diretores de faculdades (com convite estendido a alunos), coordenadores de Conselhos Municipais, representantes de associações e Organizações Não-Governamentais (ONGs), líderes religiosos, diretores de rádio, TV e imprensa em geral, entre outras entidades. Toda a sociedade está convidada a comparecer.  

  

Cronograma das audiências públicas nos polos regionais   

• 24/07 - Rondonópolis (219 km de Cuiabá)   

• 31/07 - Barra do Garças (510 km de Cuiabá)   

• 07/08 - Cáceres (220 km de Cuiabá)   

• 14/08 - Cuiabá (capital)