Estimativa
Novo mínimo injetará R$ 32 bilhões na economia no ano
O novo valor do salário mínimo, que passa de R$ 622 para R$ 678, já está em vigor
02 de Janeiro de 2013, 15h41
Estima-se que 45,5 milhões de brasileiros têm rendimento referenciado no salário mínimo. Cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) indicam que o reajuste de 9% representará incremento de R$ 32,7 bilhões de renda na economia ao longo do ano.
Com isso, a arrecadação tributária sobre o consumo deverá crescer R$ 15,9 bilhões em 12 meses, estima o Dieese.
Já o impacto do aumento do salário mínimo nas contas da Previdência, conforme o Dieese, deverá representar um custo adicional ao ano de R$ 15 bilhões.
Tanto os previdenciários (como aposentadorias) quanto acidentários ou assistenciais são atrelados ao salário mínimo. Em outubro passado, foram pagos quase 30 milhões de benefícios - cujo valor médio foi de R$ 937.
O valor do salário mínimo de R$ 678, que entrou em vigor na última terça-feira (1º), atende às regras da política de valorização de longo prazo do salário mínimo, estabelecida pelo governo em negociação com as centrais sindicais.
O reajuste, de cerca de 9%, corresponde à variação do PIB (Produto Interno Bruto) de 2011, de 2,73%, mais a variação anual do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que, para o estabelecimento do valor, foi estimada em 6,1%.
Isenção de IR
Outra medida que também entrou em vigor nesta terça-feira foi a isenção de IR (Imposto de Renda) para PLR (participação nos lucros e resultados) no valor de até R$ 6.000.
Pela nova regra, valores até R$ 6.000 são isentos, e acima desse patamar a tributação será progressiva de 7,5% a 27,5% dependendo do montante pago. A isenção terá impacto fiscal de R$ 1,7 bilhão.
(com informações do jornal O Estado de S. Paulo)