OPINIÃO

O impacto da Inteligência Artificial para o crescimento na aquisição do carro por assinatura

por Marcio Klepacz

02 de Outubro de 2024, 08h27

None
Divulgação

As novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) impactam positivamente a indústria automotiva, por meio da otimização de processos na produção dos veículos. Esse setor, que sempre teve uma grande participação dentro da economia brasileira, vem passando por importantes transformações, principalmente após a pandemia da Covid-19, e vem utilizando dos benefícios da Inteligência Artificial para reduzir custos importantes dessa indústria, reduzir as emissões de carbono geradas pelos veículos e melhorar a eficiência energética da frota.  

Além disso, a evolução digital, que também trouxe uma mudança no comportamento das pessoas, que estão cada vez mais conectadas, proporcionou diversos benefícios para os consumidores que querem adquirir um automóvel. 

Nesse sentido, as empresas têm apostado no uso da IA para ajudar o consumidor na hora de pesquisar e encontrar o modelo de carro ideal com mais facilidade, além de tirar as dúvidas e fazer o comparativo sobre a melhor opção de aquisição de um veículo, seja por meio da compra ou pela modalidade em assinatura, modelo que vem em constante crescimento no Brasil pela praticidade e economia proporcionada em relação ao negócio tradicional de compra. 

Dessa forma, algumas startups do segmento automotivo, por meio de uma extensa base de dados, conseguem, além de esclarecer as principais dúvidas sobre os serviços de assinatura, fornecer informações detalhadas sobre as características de cada veículo e suas opções de aquisição, agregando ainda as ofertas dos principais sites do segmento, tornando o processo de compra mais ágil e informativo. 

Essa mudança na jornada de compra do consumidor que inicia a busca do seu novo automóvel a partir de pesquisas na internet, está sendo muito facilitada com as startups, buscando agilizar o processo de compra e assinatura de veículos, facilitando o processo do consumidor.

Assim, o consumidor pode acessar plataformas e aplicativos que utilizam IA para oferecer recomendações personalizadas com base nas necessidades e preferências individuais, permitindo uma maior personalização na seleção de veículos e planos de assinatura, trazendo economia de tempo e dinheiro na tomada de decisão.

Portanto, a aquisição de carros por assinatura beneficia-se dessa revolução tecnológica, tornando o processo de escolha e compra de veículos mais acessível, personalizado e conveniente para os consumidores, com a tendência de que a IA continue desempenhando um papel fundamental na evolução do mercado automotivo, atendendo às demandas de consumidores cada vez mais exigentes. 

*Marcio Klepacz é CTO da ComparaCar, portal que reúne o maior estoque de ofertas de carro para compra ou assinatura consolidadas dos maiores portais de busca como Mercado Livre, ICarros além de locadoras e fabricantes que oferecem o serviço de assinatura. comparacar.com.br