EVOLUÇÃO
Hospital de Câncer inicia implantação de sistema robótico para cirurgias
O sistema será usado, principalmente, para cirurgias oncológicas, com indicações para cirurgias urológicas, torácicas, abdominais, colorretais e ginecológicas
02 de Dezembro de 2024, 10h14
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) inova mais uma vez ao trazer para Mato Grosso o Sistema Versius, uma tecnologia cirúrgica robótica de última geração, pequena e modular, com fácil adoção, implementação e transição para o uso. O HCanMT é a primeira instituição a receber a tecnologia CMR Surgical no Centro-Oeste.
O sistema será usado, principalmente, para cirurgias oncológicas, com indicações para cirurgias urológicas, torácicas, abdominais, colorretais e ginecológicas. O equipamento também será utilizado para cirurgias de remoção de tumores, com condições minimamente invasivas.
Entre os inúmeros benefícios da tecnologia, estão: precisão cirúrgica, visualização ampliada, acessibilidade em áreas difíceis, preservação funcional, redução de complicações, menor tempo de internação e, no caso da prostatectomia, a diminuição da incidência de incontinência e impotência no homem.
“O Hospital já recebeu o robô e agora está em fase de treinamento. O objetivo é que nos tornemos um polo de treinamento e capacitação de profissionais no estado. No momento, a tecnologia é voltada para cirurgias particulares, mas estamos na busca de parcerias, como emendas e consórcios, para o uso do Versius por meio da filantropia ou SUS”, aponta o Diretor Técnico do HCanmt Dr. Rafael Sodré.
A CMR Surgical, empresa britânica com sede em Cambridge e presença em mais de 30 países, visando apoiar o crescimento do mercado e o sucesso do segmento, com base em um entendimento complexo das necessidades dos cirurgiões e dos hospitais, desenvolveu e comercializa o Versius, uma tecnologia cirúrgica robótica de última geração, pequena e modular, com fácil adoção, implementação e transição para o uso.