PAPAGAIO DE OURO
Polícia Federal cumpre mandados por exploração ilegal de ouro em MT
A terceira fase mira os responsáveis por adquirir ilegalmente o minério extraído desse garimpo.
02 de Março de 2021, 08h05
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (02) a terceira fase da Operação Papagaio de Ouro, que investiga crimes ambientais visando a exploração de ouro em garimpos ilegais, em Mato Grosso.
Estão sendo cumpridos treze mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária, em Cuiabá e nos municípios de Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Cáceres.
Essa investigação é desdobramento da Operação Papagaio de Ouro que foi deflagrada em 2020 e prendeu os responsáveis por um garimpo clandestino em Nova Lacerda, havendo suspeitas que tenham extraído e comercializado mais de uma tonelada de ouro de forma ilícita.
A terceira fase mira os responsáveis por adquirir ilegalmente o minério extraído desse garimpo.
As investigações principiadas pela Polícia Federal apontam que o ouro ilegal seria “esquentado” através da mistura com o de procedência legal, dificultando o rastreio de sua origem.
Operação Papagaio de Ouro faz referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início, em que a Polícia Federal recebeu uma denúncia de que a área estava sendo poluída com os rejeitos de um garimpo ilegal. (Com informações Assessoria)
