Restrições ao acesso de BOs no CISC de Rondonópolis lembra censura

por GazetaMT

02 de Abril de 2013, 07h27

Restrições ao acesso de BOs no CISC de Rondonópolis lembra censura
Restrições ao acesso de BOs no CISC de Rondonópolis lembra censura

Na semana em que o Ministério Público deflagra a campanha contra a PEC 37, conhecida como a 'Lei da Mordaça', a imprensa rondonopolitana se vê também diante do que parece ser uma tentativa de restrição à sua livre atuação.

Nos últimos dias os jornalistas tiveram vetado o acesso a vários boletins de ocorrências (BOs) registrados no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC). A medida teria sido determinada pelo coordenador do órgão, o delegado Lucídio Rondon, após a publicação indevida na internet de um BO sobre agressão doméstica.

A tentativa de preservar agressores e agredidos de constrangimento é até nobre. Mas, neste caso, esbarra em vários problemas. Para início de conversa é preciso lembrar que os Boletins de Ocorrência são documentos públicos, portanto de livre acesso. 

A restrição prévia de informações públicas pode configurar censura, ação proibida por lei. Também não cabe às autoridades selecionarem, ao seu bel prazer, aquilo que 'pode e não pode' ser levado ao conhecimento da população. 

Por outro lado, a publicação das informações contida nos BOs precisa obedecer as regras, como, por exemplo, a não divulgação dos nomes de menores. Havendo abusos o responsável pode (e deve) ser punido. 

Vale dizer que a medida está em desarmonia com o espírito democrático do delegado regional, Henrique Meneguelo, e parece também destoar da prática transparente que até aqui marcou a atuação do delegado Lucídio Rondon.

Aliás, o coordenador do CISC nega que exista censura e deverá conversar com a imprensa hoje sobre o assunto. De qualquer forma, o sindicato dos jornalistas já foi informado e - caso as restrições sejam mantidas - não está descartada uma atuação em defesa da liberdade de expressão.

Pelo jeito, os promotores podem não ser os únicos a terem de lutar pelo direito de exercerem a profissão sem amarras...