Influenza

Idosos e deficientes lamentam desorganização em campanha de vacinação em Cuiabá

Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada.

por Da Redação

02 de Abril de 2020, 12h10

None
Divulgação

Nem todo mundo ainda está conseguindo se vacinar contra a Influenza, em Cuiabá, durante o período de Campanha Nacional de Vacinação. O aposentado Júlio kraeski, 77 anos, foi até a Escola Adelina Pereira Ventura, bairro Jardim Independencia, ás 6h da manhã, disse para a reportagem que esta é a terceira vez que ele tenta a imunização.

Como é possível ver nas fotos, deficientes ficam por horas em pé a espera da vacina. A campanha de vacinação retornou nesta quinta-feira (2), com ‘Drive Thru’ e mais 101 pontos de imunização.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, a ação que visa evitar aglomeração/contágio do pelo Coronavírus (Covid-19), disponibilizará aos idosos e profissionais da saúde pública e privada um “Drive Thru” em cada ponto estratégico das regionais Leste, Oeste, Norte e Sul sendo eles: Pantanal Shopping, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (entrada pelo portão 1 – Coordenação de Segurança do Campus Universitário) e na Lagoa Encantada, situada no Bairro CPA III.

Nestes locais a imunização terá início às 8h e serão vacinadas somente as pessoas que estiverem dentro dos automóveis. Além disso, as doses de Influenza estarão disponíveis em mais 101 pontos da Capital, dos quais 93 são nas Unidades Básicas de Saúde incluído as da Zona Rural e mais oito pontos extras sendo eles: Escola Maria Luiza Prado Bastos no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins no Cidade Alta, Colégio Adventista/igreja no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, Igreja Batista no Tijucal, Escola Maria da Glória no bairro Lixeira, CRAS do bairro Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto no CPA II.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 30. Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers, e terá início às 8h e seguirá até durar o estoque. As 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que farão as aplicações das 7h às 11h e das 13h às 16h30. As demais, segundo ela foram reservadas para os acamados que receberão as doses em casa ao longo da semana.

A estrutura terá, conforme destacou a diretora, o envolvimento de mais 400 servidores e, além dos parceiros já citados, contará com o apoio da Cruz Vermelha, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ordem Pública.

 Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada. A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.