Rusga entre esposas de caciques pode inviabilizar repetição de aliança entre PR e PMDB

por GazetaMT

02 de Maio de 2013, 08h01

Rusga entre esposas de caciques pode inviabilizar repetição de aliança entre PR e PMDB
Rusga entre esposas de caciques pode inviabilizar repetição de aliança entre PR e PMDB

Dizem que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Mas, em Mato Grosso, podemos dizer também que elas estão sempre atrás das grandes contendas políticas. O caso mais recente envolve a primeira dama Roseli Barbosa e sua antecessora, Terezinha Maggi. Segundo fontes do Buxixo, o clima entre as duas azedou e a situação já afeta a relação entre os respectivos maridos - o governador Silval Barbosa (PMDB) e o senador Blairo Maggi (PR). O motivo seria a memória feminina, que costuma ser mais duradoura e menos pragmática que a dos homens.

Nas eleições do ano passado, o nome de Terezinha foi usado por aliados de Silval para atacar o então candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, apoiado por Maggi. Na Assembléia chegaram a ameaçar uma CPI para apurar o pagamento pelo MT Saúde de R$ 204 mil em despesas médicas da ex-primeira dama em 2009 - quando o marido ainda era governador.

Terezinha suspeitou que as denúncias partiram do gabinete da atual primeira-dama e estaria aproveitando para dar o troco agora, por conta das cartilhas ofensivas à história de vários municípios de Mato Grosso que foram patrocinadas pela secretaria comandada por Roseli Barbosa.

Segundo as fontes, a rusga tem gerado situações quentíssimas nos bastidores. E, se não inviabilizar, deve dificultar muito a união entre PR e PMDB para as eleições do ano que vem.

Vale dizer que os dois casos - os pagamentos do MT Saúde e as cartilhas de Roseli - permanecem sem os devidos esclarecimentos.