Balanço
Rondonópolis registra 48 homicídios e 84 tentativas em seis meses
Número de homicídios, se comparado proporcionalmente ao mesmo período do ano passado, aumentou e de tentativas diminuiu
02 de Julho de 2013, 13h00
Rondonópolis registrou 48 assassinatos e 84 tentativas de homicídio durante os seis primeiros meses do ano, conforme balanço do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM). Apenas no mês de junho, 18 pessoas foram assassinadas.
Segundo o comandante do batalhão, major Sandro Barbosa, o número de tentativas de crime contra pessoa diminuiu, mas o de homicídios aumentou, se comparado proporcionalmente ao mesmo período do ano passado. Durante os 12 meses de 2012 foram executadas 70 pessoas e pouco mais de 240 foram quase mortas.
MOTIVAÇÃO DOS CRIMES
Os dois grandes vilões da criminalidade do município são os crimes passionais e que envolve droga, a maior motivadora dos casos de violência, segundo Sandro. "Matam a pessoa por que está devendo, por acerto de contas ou roubam para comprar entorpecente, como neste último caso da aposentada, que até foi morta", diz.
Ainda de acordo com o comandante, a polícia tem feito o papel dela, mas casos como esses não têm como ser premeditado. "Quem está para morrer, sabe. E mesmo assim temos atuado para inibir as ações criminosas. Mas infelizmente não temos como tirar da cabeça do criminoso cometer o ato", observa.
APREENSÕES
Em contrapartida, em 180 dias, 150 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas da cidade. "Em quatro anos, mais de mil armas foram apreendidas em Rondonópolis. Se continuarmos neste ritmo, vamos atingir essa meta novamente em menos tempo", comemora.