EDUCAÇÃO

Thiago Silva fiscaliza obras da escola Domingos e de nova unidade de ensino no Mathias Neves

De acordo com o projeto, a escola contará com 16 salas, acessibilidade, banheiros, refeitório, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva

por Da redação

20 de Janeiro de 2025, 08h18

None
Divulgação

Às vésperas do início de mais um ano letivo na rede estadual, previsto para começar no dia 03 de fevereiro, as obras na Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, no Conjunto São José, seguem avançando. O projeto nasceu de duas indicações (n.º 469/2019 e n.º 3288/2021) do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que na última sexta-feira (17) realizou mais uma visita de fiscalização. Desde 2022, mais de R$ 8 milhões foram viabilizados pelo parlamentar junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

A unidade de ensino segue passando por uma reforça geral, além de novos espaços a serem construídos do zero para ampliação. A escola Domingos já recebeu a substituição de piso, troca de telhado, além de novas instalações elétricas e hidráulicas.

As obras do primeiro bloco e da cantina já foram entregues pela empresa responsável pelas obras. Agora, a expectativa é a de celeridade também no andamento do segundo bloco. “Estamos cobrando a entrega ainda antes do ano letivo, para que os nossos estudantes já possam iniciar os estudos em 2025 já em um prédio totalmente novo, e o restante da obra seja realizada ainda no primeiro semestre”, argumenta Thiago Silva.

A Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis, atende 1.068 alunos do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do nível médio. “O mais importante é que estas obras sejam entregues com qualidade para atender aos nossos alunos e servidores desta importante e tradicional escola”, completa Silva, que também já foi aluno da unidade de ensino. 

Luta antiga

Thiago Silva também realizou fiscalização nas obras da nova unidade de ensino da rede estadual, no bairro Mathias Neves. Sonho e luta antigos, os pedidos do deputado estadual pela construção da escola surgiram ainda nos tempos de vereador, atendendo à demanda e em parceria de mais de uma década com os moradores e lideranças comunitárias da região.

Já como deputado estadual, Thiago Silva, que presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALMT), fez a indicação junto ao Governo do Estado. “Esta luta pela escola estadual começou em 2015, ainda quando estava exercendo o mandato de vereador e, quando assumimos o mandato de deputado, em 2019, intensificamos o trabalho junto aos líderes comunitários da região e, através da Comissão de Educação, cobramos prioridade da Secretaria Estadual de Educação” relembra. “A obra é uma realização de um sonho de centenas de pais e crianças que percorrem até 10 quilômetros para estudar na zona urbana ou rural. Nosso compromisso é com a construção de escolas modernas, atrativas e que trarão mais capacidade de ensino aos nossos alunos e melhores condições de trabalho aos servidores. Agradeço o governador Mauro Mendes pelo atendimento do nosso pleito que será fundamental para garantir um futuro de oportunidades para nossas crianças”, completa. O total de investimentos já viabilizados pelo parlamentar ultrapassa a casa dos R$ 10 milhões.

De acordo com o projeto, a escola contará com 16 salas, acessibilidade, banheiros, refeitório, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e irá beneficiar moradores do Mathias Neves 1 e 2, Padre Lothar, Dona Neuma, Antônio Geraldino, Vila Rica, Paiaguás, Jardim da Mata, Melchiades Figueiredo 1, 2 e 3, Jardim Adriana e demais bairros da região.

A nova escola está localizada na Avenida Contorno Leste, no bairro Mathias Neves e, segundo a empresa responsável pela engenharia, a projeção é que fique pronta no primeiro semestre de 2025.