Eleições 2014

Vereadores eleitos pelo PPS voltarão às urnas neste ano

Partido deve lançar dois candidatos a deputado estadual e um à Câmara Federal; Dico, que mudou para o PROS, também disputará

por

20 de Março de 2014, 07h10

Vereadores eleitos pelo PPS voltarão às urnas neste ano
Vereadores eleitos pelo PPS voltarão às urnas neste ano

PPS elegeu quatro vereadores em 2012, apenas Denilson Sodré deixou o partidoTodos os vereadores eleitos pelo PPS em Rondonópolis em 2012 voltarão à disputa nas eleições deste ano. Um deles, Denilson Sodré, trocou a legenda pelo recém-criado Pros, e já foi anunciado como candidato a deputado federal no novo partido. Os outros três que continuam na bancada ainda trabalham as pré-candidaturas, mas confirmam interesse em disputar cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Os vereadores Reginaldo Santos e Fábio Cardozo foram os primeiros a manifestar interesse em concorrer. A disputa interna ganhou força depois que a secretária municipal de Educação, Ana Carla Muniz, descartou a possibilidade de tentar voltar à Assembleia Legislativa. Desde então os dois vereadores intensificaram a busca de apoio das lideranças e também do diretório para viabilizar as respectivas candidaturas.

Os projetos eleitorais chegaram a causar alguns conflitos entre os apoiadores de Fábio Cardozo e Reginaldo Santos. A pacificação veio no mês passado, com o anúncio de que o partido poderá ter dois candidatos a deputado estadual em Rondonópolis.

Fábio Cardozo revelou que a dupla candidatura já tem a aprovação do diretório municipal e do prefeito Percival Muniz, que também preside o diretório regional. A avaliação é que, além de terem chances reais de se elegerem, os dois vereadores podem ajudar o PPS a ter bancada na próxima legislatura. O partido está sem deputado estadual em Mato Grosso desde que Percival Muniz renunciou ao cargo para assumir a Prefeitura de Rondonópolis.

"Eu e o Reginaldo temos bases eleitorais diferentes. Muita gente que pode votar em mim, não votaria nele e vice-versa. Se um de nós não for candidato, esses votos podem migrar para candidatos de outros partidos, o que seria ruim para o PPS", explicou Fábio Cardozo.

Fábio Cardozo é economista e foi o quarto vereador mais votado no município em 2012 (1.848 votos). Ele era o primeiro suplente do PPS na legislatura anterior e nos últimos 15 anos ocupou várias secretarias municipais. Já Reginaldo Santos é contador, está em seu segundo mandato de vereador e foi o segundo mais votado na última eleição municipal (2.832 votos). Ele já foi dirigente do Sindicato dos Servidores Municipais, e ajudou a criar o Impro e o Serv Saúde - órgãos que cuidam da previdência e do plano de saúde do funcionalismo municipal.

Deputado Federal
A candidatura de Thiago Muniz é a mais recente e ainda depende de algumas variáveis. Ele confirmou que já colocou seu nome à disposição do partido para disputar uma vaga na Câmara Federal, mas deseja que a candidatura seja consensual dentro do PPS e surja como uma opção do grupo que ajudou a eleger o prefeito Percival Muniz.

"Temos um grupo forte e precisamos oferecer aos rondonopolitanos um candidato a deputado federal que represente este momento de transformação e renovação. Me sinto preparado e não fugirei ao desafio caso tenha meu nome aprovado", antecipou.

Apesar da disposição , Thiago Muniz disse ainda que só começará a atuar como pré-candidato depois do dia cinco de abril, data limite para a desincompatibilização dos candidatos que ocupam cargos públicos. Com isso quer evitar conflitos com secretários municipais e manter aberta a oportunidade para uma eventual candidatura do vice-prefeito Rogério Salles (PSDB) - que é considerado uma espécie de 'candidato natural' do grupo.

Thiago Muniz é advogado e também era suplente na legislatura anterior. Na última eleição municipal ele foi o segundo mais votado do PPS e ficou na terceira posição geral somando 1.951 votos. Ele é sobrinho de Percival Muniz e, caso obtenha a indicação para a candidatura, poderá repetir a história do atual prefeito de Rondonópolis - que também foi candidato e se elegeu deputado federal quando estava na metade de seu mandato de estreia na Câmara Municipal, em 1986.