VIAGEM AO ARAGUAIA

Primeira-dama de MT e secretária de Estado de Assistência Social visitam projetos sociais em Barra do Garças

Um dos projetos visitados foi o Feliz Idade, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende pessoas acima de 60 anos no Parque das Águas Quentes

por Da redação

20 de Abril de 2023, 10h55

None
Divulgação
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com a secretária interina da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, visitou, na manhã desta quarta-feira (19) o Parque das Águas Quentes, no município de Barra de Garças, distante 500 quilômetros de Cuiabá. No local é realizado o projeto Feliz Idade, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que oferece aulas gratuitas de natação e de hidroginástica para pessoas acima de 60 anos no Parque das Águas Quentes.

A primeira-dama Virginia Mendes enfatizou a alegria em conhecer os projetos existentes no local e ressaltou que o Governo do Estado tem muitas ações no social a serem realizadas em Barra do Garças e região. “Pra mim é um prazer estar aqui com a secretária Grasielle, com os deputados Max Russi e Beto Dois a Um, conhecendo esse espaço que proporciona qualidade de vida à melhor idade. Fiquei muito encantada com o que vi”, afirmou a primeira-dama sobre o Parque das Águas Quentes. 

A visita ao local deu início a uma extensa agenda de visitas aos projetos de assistência social em Barra do Garças e também no município vizinho, Pontal do Araguaia. Em Barra do Garças, a secretária Grasielle Bugalho e a primeira-dama de Mato Grosso também visitaram a Estação Juventude, onde assistiram a uma apresentação do coral das crianças e também dos idosos.

Programa Social de Amparo as Crianças e Adolescentes e apresentação do Coral da Felicidade
Créditos: Josi Dias




Para a secretária interina Grasielle Bugalho, são inúmeros os projetos que precisam ser comemorados em Barra do Garças, em Pontal de Araguaia e região, com a visita da primeira-dama Virgínia Mendes. “Nós temos o Ser Família Solidário, que já entregou mais de quatro mil cobertores aqui, são mais de 27 mil cestas ao longo do governo entregues para o município, mas hoje nós estamos aqui também pra falar do cofinanciamento”, explicou.

A secretária ressaltou que Barra do Garças irá receber este ano, por meio do cofinanciamento, mais do que recebeu em todos os outros anos. “São mais de R$ 700 mil transmitidos diretamente da Setasc para a Secretaria de Assistência Social do município para serem investidos naquilo que o município identificar como suas maiores necessidades na assistência social”, completou.  

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, falou sobre a importância da visita da primeira-dama Virginia Mendes e da secretária Grasielle Bugalho ao município. ”A primeira-dama tem sempre nos surpreendido com programas que vão ao encontro do anseio da sociedade, principalmente das pessoas que precisam. A exemplo disso, foi o lançamento do programa Ser Família Capacita. O município de Barra do Garças está numa crescente econômica muito grande e a gente precisa capacitar nossos profissionais, precisamos tirar essas pessoas da condição de vulnerabilidade para que possa ser inserida no mercado de trabalho. Não há uma justiça social melhor do que a geração de emprego e renda. Então fico muito feliz com a vinda dela, trazendo a esperança que vai nos motivar a continuar trabalhando”, concluiu.

Visita ao Projeto Associação Atlética Barra do Garças
Créditos: Josi Dias



Ainda durante a visita em Barra do Garças, a primeira-dama Virginia Mendes e a secretária Grasielle Bugalho também conheceram o projeto Casa do Atletismo, fundada em junho de 2014, e que abriga 32 crianças e adolescentes que praticam atletismo. Desde a sua fundação, a Casa do Atletismo já conquistou 76 medalhas de ouro em competições nacionais e 43 em competições internacionais. A Casa do Atletismo faz parte do projeto Vila Olímpica da Barra do Garças Atletismo Associação (BGAAT), criada em 2004, e que acolhe cerca de 1.200 crianças, sendo 70 crianças indígenas. 

Durante a visita ao local, foi mostrado um vídeo onde foram apresentados resultados e reportagens sobre a importância do projeto da Vila Olímpica tanto para as crianças, adolescentes, quanto para a terceira idade, mulheres xavantes, e a sociedade de Barra do Garças como um todo. Sem falar da importância para o futuro do atletismo, não só em Mato Grosso, mas no Brasil. “Hoje temos bolsistas estaduais, bolsistas federais e também bolsistas internacionais, que são atletas que já venceram competições internacionais. Nós tivemos também 103 alunos que passaram por aqui ao longo desses 20 anos, que devolvemos para a sociedade com formação em nível superior”, contou o vice-prefeito de Barra do Garças e idealizador do projeto, professor Sivirino Souza dos Santos.