RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Especialistas orientam na hora de negociar uma dívida em tempos de crise

A recuperação de crédito é uma necessidade de qualquer empresa, principalmente aquela que atua no mercado de varejo

por GazetaMT

20 de Agosto de 2018, 07h56

Especialistas orientam na hora de negociar uma dívida em tempos de crise
Especialistas orientam na hora de negociar uma dívida em tempos de crise

Em tempos de instabilidade financeira, a negociação de uma dívida é o caminho mais viável para quitar um determinado débito do cliente com a empresa. Segundo levantamento da Serasa Experian, o número de consumidores inadimplentes no País chegou a 61,8 milhões em junho deste ano.

A recuperação de crédito é uma necessidade de qualquer empresa, principalmente aquela que atua no mercado de varejo e tem uma pulverização das suas vendas e de serviços prestados. Algumas estratégias hoje são essenciais para evitar que empresas permaneçam com um débito a receber e que seus clientes se tornem futuros inadimplentes, como explica o advogado especialista em Direito Empresarial e diretor executivo da MAR Advocacia, André Luiz.

"O trabalho de negociação da dívida deve ser feito de uma maneira bastante estratégica por dois motivos: além de você ter problemas com a efetividade desse crédito, existe também a necessidade de manter esse cliente. É preciso tomar conhecimento do perfil dele e buscar entender quais motivos originaram determinada dívida", disse.

André comenta que algumas empresas utilizam a cobrança do varejo de forma sistemática, ou seja, do velho trabalho de vender nos antigos moldes do call center. Nesse tipo de estratégia adotada, o especialista observa a venda estressante, empurrando determinado produto ao cliente e consequentemente invadindo a sua privacidade. Essa mesma estratégia utilizada na hora de fazer uma cobrança vai contra o mercado atual.

"É preciso que esse trabalho seja de forma planejada para que fique bom para as duas partes, tanto para a empresa quanto para o cliente. Muitas vezes a empresa não está aberta para entender a situação do cliente. Não é tarefa fácil, mas é importante para se chegar em um bom resultado.  Nem sempre negociação é algo simples de se obter resultado de imediato, em alguns casos a empresa terá que se estender por uma estratégia um pouco maior. Os pontos de pressão não podem ser de opressão", afirma.

"A recuperação de crédito é uma operação de cobrança que visa a ajudar o inadimplente a sanar suas dívidas. A cobrança não pode ser feita do ponto de vista administrativo, nem do ponto de vista jurídico. A MAR utiliza, como método, técnicas de mediação para conjugar os dois fatores. Essas duas ferramentas precisam trabalhar em conjunto. Nosso trabalho é pautado dentro de um planejamento estratégico, moderno e que busca soluções imediatas. Quando se tem uma dívida, o cliente procura formas para poder regularizar e possivelmente é ele que acaba entrando em contato com a empresa. A análise do perfil do cliente, a forma de como você o aborda e uma equipe qualificada são pontos-chave para a finalização de uma negociação", finaliza o diretor comercial da MAR, Marcelo Álvaro.