IMUNIDADE CONTRA A COVID-19

Governador sobre vacina: é uma competição, “não entro nesse jogo midiático”

O governador Mauro Mendes (DEM) classificou as parcerias com institutos de pesquisas como uma "corrida" de interesse de estados mais competitivos

por Karollen Nadeska, de Cuiabá

20 de Agosto de 2020, 15h20

Divulgação
Divulgação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), não pretende fazer a aquisição de lotes de vacinas sem comprovação de eficácia nos próximos meses, por acreditar que existe um “jogo midiático” por trás da pandemia do novo coronavirus no Brasil.

A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (20), na coletiva presencial e também virtual, sobre os 30 dias de funcionamento do Centro de Triagem na Arena Pantanal. No encontro, Mendes falou que estava até emocionado pela satisfação da ação de diagnóstico precoce e agradeceu os profissionais que atuaram e continuam atuando bravamente no local.

Quando questionado por um repórter se o Governo do Estado já tem construído convênios junto a institutos de pesquisas para produzir uma vacina capaz de afastar o vírus, minimizando os impactos, o governador classificou a medida como uma grande “corrida midiática”.

“Eu respeito qualquer movimento que vá ao encontro do interesse público e da saúde. Eu vejo às vezes uma corrida que acontece midiática para aparecer né. Aquele caso da Rússia é estranho: o cara lança lá e no mesmo dia já está pedindo, e quase que... Eu não entro nesse jogo midiático”, pontuou.

Para o governador, este é o momento de continuar se investindo em Saúde da Atenção Básica dos municípios e também de desenvolver ações a médio e longo prazo.

“O nosso jogo é de resultado. Trabalhar, trabalho sério, num médio e longo prazo que colhem os frutos de quem faz um trabalho sério, esse é o nosso foco”, complementou.

O governador Mauro Mendes recentemente esteve internado em São Paulo, após ser diagnosticado com pneumonia aguda decorrente do contágio da Covid-19. Ele afirmou que tomou os mesmos medicamentos que são distribuídos no Centro de Triagem e ficou feliz por saber que a alternativa está ajudando a salvar inúmeras vidas.

No Brasil, há algumas parcerias para o desenvolvimento de vacinas e testagem já em humanos. O Governo do Paraná, sob responsabilidade do governador Ratinho Júnior (PSD), se comprometeu com a Russia, por meio de um memorando de entendimento, voltado para o acompanhamento de informações relacionadas à vacina Sputnik V, que seria a primeira registrada no mundo. Porém, ainda sem a devida comprovação científica.

Em São Paulo, o governador João Dória especulou sobre a possibilidade de uma vacina chinesa, a ‘Coronavac’, estar disponível em breve no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Mendes, a busca incessante por esta alternativa é tarefa a ser “deixada” para estados mais competitivos.

“Então deixa aí para os grandes estados que gostam dessa competição. O Ministério da Saúde está liberando isso, eu acredito no trabalho do Ministério e acredito no trabalho do nosso presidente Jair Bolsonaro”.

Por último, ele elogiou o presidente Jair Bolsonaro. “Ele está fazendo a parte dele, disponibilizou recursos para os estados, para os municípios, ninguém pode reclamar disso. A verdade tem que ser dita, e eu nunca reclamei. Se errou, nós erramos, todos erraram e aqueles que não fizeram nada erraram, aqueles que só criticaram erraram, ninguém tinha conhecimento disso”, acrescentou.