INSUMOS PARA VACINAS

Mauro Mendes assina carta junto a outros 15 governadores que pede a Bolsonaro diálogo com a China

A carta foi encaminhada ao Palácio do Planalto na quarta-feira (20).

por Estevan de Melo - de Cuiabá

21 de Janeiro de 2021, 15h30

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) foi um dos quinze governadores a assinar uma carta, enviada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quarta-feira (20), pedindo o estabelecimento de diálogo diplomático com China e Índia para a importação de insumos para fabricação de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Até o momento, este envio está suspenso e o Brasil corre o risco de ficar sem os insumos para a produção das doses da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca.

"Nós, Governadores dos Entes Federados brasileiros subscritos, dirigimo-nos a Vossa Excelência a fim de tratar da premente necessidade de manutenção do fornecimento externo dos insumos empregados na produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. “Nesse sentindo, solicitamos a essa Presidência que seja avaliada a possibilidade de estabelecimento de diálogo diplomático com os governos dos países provedores dos referidos insumos, sobretudo China e Índia, de modo assegurar a continuidade do processo de imunização no País", diz outro trecho da carta.

A carta foi protocolada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, do PT.

Além de Mauro, assinaram a carta os governadores do Alagoas, Renan Filho (MDB), do Amapá, Waldez Góes (PDT), do Ceará, Camilo Santana (PT), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Pará, Helder Barbalho (MDB), da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de São Paulo, João Doria (PSDB), e de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).