EM MT

PF deflagra 2ª fase da Operação Fake Ink no combate a fraudes em licitações de aquisição de suprimentos de informática

PF dá continuidade a investigações de fraudes em contratos com o INSS, em MT.

por Da redação

21 de Janeiro de 2022, 07h15

None
Divulgação

A Polícia Federal deflagrou ontem (19) a segunda fase da Operação FAKE INK, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que fraudou a licitação do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, para aquisição de suprimentos de informática (cartuchos de tinta), no estado do Mato Grosso.

A primeira fase da Operação FAKE INK ocorreu em 1/7/2021 e constatou que os envolvidos criavam empresas de fachada que concorriam em pregões eletrônicos com preços abaixo do mercado, para que pudessem se sagrar vencedoras. Porém, após vencerem os certames, o produto entregue pelas empresas não correspondia ao produto original das marcas adquiridas, ou seja, eram fornecidos cartuchos falsificados.

No curso da investigação verificou-se que as empresas de fachada atuaram de forma criminosa em todo o País. Foi, então, expedido pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso um mandado de busca e apreensão, com o objetivo de colher provas da continuidade delitiva do grupo criminoso, bem como foram deferidos os pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático.

Além disso, a Justiça Federal do Mato Grosso determinou que os investigados cumprissem as seguintes medidas cautelares diversas da prisão: 1- Recolhimento domiciliar no período noturno 2- Monitoramento eletrônico 3- Comparecimento mensal em juízo 4- Proibição de participarem de licitação nas esferas federal, estadual e municipal.