LEVANTAMENTO

Técnicos do Rally da Safra avaliam lavouras de soja no Sudeste do Mato Grosso

Com perspectiva de safra excelente, estado tem produtividade projetada em 60 sacas por hectare

por Da redação

21 de Janeiro de 2022, 08h58

None
Divulgação

Após percorrer o Médio-Norte e o Oeste do Mato Grosso, os técnicos do Rally da Safra 2022 chegam ao Sudeste do estado para avaliar lavouras de soja nesta terça-feira, dia 18. A equipe do Rally irá coletar amostras e levantar dados sobre as áreas colhidas e assim checar se os efeitos da baixa luminosidade, do excesso de umidade sobre o peso e a qualidade dos grãos e durante a colheita podem limitar o bom resultado. 

Os técnicos deixarão Cuiabá na terça com destino à região de Primavera do Leste e de lá seguirão avaliando lavouras nas regiões de Paranatinga, Primavera do Leste e Rondonópolis, retornando à capital do estado no sábado, dia 22.

Para o estado, a projeção de produtividade é de 60,0 sacas por hectare, 4% acima da safra 20/21. Boa parte da soja precoce está pronta para ser colhida e há previsão de muita chuva para as próximas semanas, podendo trazer atraso na colheita, problemas de qualidade e, em casos extremos, perdas de produtividade, mas a perspectiva ainda é de excelente safra. Além do Mato Grosso, as lavouras em Rondônia, Norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o MAPITO-BA apresentam excelentes condições.

No entanto, há perdas irreversíveis ao potencial produtivo das lavouras no Oeste do Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isso levou a Segundo a Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, a reduzir a estimativa de produção nacional para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, que eram de 144,3 milhões de toneladas. A área total plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março.  A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Milho segunda safra

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

Mais de 80 mil quilômetros deverão ser percorridos em 11 estados durante a 19ª edição do Rally da Safra. A expectativa é coletar 1600 amostras em campo. Organizada pela Agroconsult, a expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.