LEI
Política Estadual vai formar docentes com novas tecnologias e reduzir a desigualdade educacional
"Precisamos transformar e modernizar as nossas instituições das redes de ensino, em benefício das nossas comunidades escolares”, explica o parlamentar.
21 de Outubro de 2024, 08h13
O estado de Mato Grosso avança na área da educação, com a Lei de n.° 12.687/2024 que institui a Política Estadual de Formação de Docentes da Educação Básica para as Tecnologias da Informação e Comunicação (PDTIC). A proposta foi sancionada pelo governo estadual, no dia 10 de outubro, sendo de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) que vai garantir a redução da desigualdade educacional, o aperfeiçoamento e a valorização dos professores.
“Essa lei marca um novo avanço para a educação em Mato Grosso. É preciso valorizarmos, capacitarmos e adaptarmos os nossos professores às novas tecnologias para que os nossos alunos também estejam incluídos nos processos de inovação que já enfrentamos e, assim, prepará-los para o futuro. Precisamos transformar e modernizar as nossas instituições das redes de ensino, em benefício das nossas comunidades escolares”, explica o parlamentar.
De acordo com a nova lei, a política estadual vai aperfeiçoar, valorizar e garantir a formação inicial e continuada de docentes das redes públicas de ensino e, consequentemente, vão preparar os alunos com os conhecimentos adquiridos para vida acadêmica e profissional. Com apoio técnico e financeiro do Poder Público, é prevista a universalização dos suportes técnicos e acessos às novas práticas com o uso das tecnologias da informação e comunicação aos professores, associadas às práticas pedagógicas da educação básica.