INSCRIÇÕES

“Parlamento Jovem” da AL está com as inscrições abertas até o final de novembro

Programa tem inscrições abertas até 30 de novembro

por da Redação

21 de Novembro de 2024, 10h03

None
Divulgação

Com indicação do deputado estadual Thiago Silva (MDB), sob a responsabilidade da Superintendência de Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, os jovens estudantes das redes de ensino pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, que estejam cursando do 7º ao 9º ano e do 1º ano do ensino médio, terão até o dia 30 de novembro para se inscreverem no projeto “Parlamento Jovem”. Essa iniciativa vai permitir aos participantes desenvolverem as suas habilidades, compreenderem o exercício da cidadania e o funcionamento da política e o papel de um representante da Casa de Leis.

Os interessados devem entrar em contato com a direção das escolas e fazer a inscrição. Em caso de dúvidas, poderão consultar o regulamento do projeto no site da Casa de Leis (www.al.mt.gov.br) para concorrerem a uma das 24 vagas disponíveis de deputado jovem, com mandato de dois anos. Os eleitos aprenderão a dinâmica do trabalho de um parlamentar, como a elaboração de projetos e vão poder propor políticas públicas que possam contribuir com melhorias e qualidade de vida para a população.

O Parlamento Jovem terá Thiago Silva como padrinho da 9ª Legislatura e a parceria entre o Legislativo e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “É com grande alegria que apadrinho o Parlamento Jovem, um projeto que envolverão 24 jovens interessados em conhecer a dinâmica de trabalho da nossa Assembleia Legislativa. Essa é uma oportunidade única para que eles desenvolvam a comunicação e a liderança, além de fortalecerem o exercício da cidadania e o compromisso com a sociedade. Que esses jovens possam entender a importância da política e da participação ativa para a construção de um futuro melhor para todos”, disse o deputado estadual.

Além da eleição que ocorrerá de forma online no site da Assembleia Legislativa, com a participação popular, a Seduc vai premiar os deputados jovens eleitos com um Kindle (leitor de livros digitais) e organizará uma visita ao Congresso Nacional, em Brasília, no período posterior a posse – com previsão para março de 2025.