DEFENSORIA PÚBLICA

Reforço no caixa possibilitou nomeação de 19 novos defensores

Na cerimônia de posse, o defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, afirmou que os defensores têm um papel fundamental

por GazetaMT

21 de Dezembro de 2016, 07h16

Reforço no caixa possibilitou nomeação de 19 novos defensores
Reforço no caixa possibilitou nomeação de 19 novos defensores

O governador Pedro Taques participou nesta terça-feira (20) da posse de 19 defensores públicos para a Defensoria Pública da Estado de Mato Grosso. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo destacou os esforços realizados no caixa do Estado para possibilitar a nomeação dos aprovados no concurso.

Na cerimônia de posse, o defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, afirmou que os defensores têm um papel fundamental na consolidação dos direitos humanos. Destacou que a Defensoria estará presente no próximo ano em todas as Comarcas do Estado, graças às novas nomeações. “Nossa vitória é dar voz à sociedade”, disse.

Djalma agradeceu o apoio recebido do governador Pedro Taques para tornar as nomeações realidade. Contou que no dia 31 de dezembro de 2014, teve a informação de que o orçamento para o ano de 2015 havia sido vetado pela gestão anterior. Entretanto, o aporte necessário para o funcionamento no ano de 2015 foi feito pelo Governo do Estado.

Lembrou que em 2015, o orçamento permitiu a realização do primeiro concurso público para o corpo técnico da Defensoria. Já em 2016, o orçamento destinado possibilitou a abertura de novas unidades da Defensoria e a realização do de um novo concurso.

Já o governador Pedro Taques destacou que o papel da Defensoria é de distribuir justiça e entregar esperança. O governador lembrou que em sua trajetória profissional, trabalhou como estagiário em Defensoria e depois foi aprovado em concurso para defensor público, em São Paulo. Contou que se encantou com o trabalho, por poder ajudar a quem mais precisa

Para o governador, os defensores têm papel fundamental para fazer valer o que a Constituição prevê. “Uma sociedade mais livre, justa e solidária. É um conceito quase de origem religiosa de busca do bem comum, de fazer ao outro o que você quer que faça a você mesmo. Vocês estarão diante de pessoas que nunca mais esquecerão o cheiro, quem trabalha em execução penal sabe o cheiro que tem no presídio e guardarão pelo resto da vida o cheiro da pessoa que busca pela justiça”, comentou.

Quando ao reforço no orçamento da Defensoria Pública, Taques destacou que, como governador, foi convencido da necessidade de aumentar o quadro de defensores e decidiu fazer o acréscimo no orçamento por conhecer a importância do órgão para as pessoas que mais precisam.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, destacou que de Djalma Sabo Mendes mudou a Defensoria Pública, elogiando o fato de ter conseguido a nomeação mesmo em momento de dificuldade. O desembargador questionou quantos eram de Mato Grosso, quando apenas dois levantaram as mãos, Prado destacou que é importante que os outros venham de corpo e alma para Mato Grosso. Ressaltou que o trabalho de defensor público é de ser agente transformador da vida das pessoas que mais precisam.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarisse Claudino da Silva, afirmou que o mundo vive um momento diferente e exige pessoas ecologicamente corretas. Para ela, é muito importante que os defensores façam o diferencial porque vão trabalhar com a maior parcela da população, as pessoas que mais precisam.