ALISTAMENTO JOVEM
Seciteci firma parceria com o TRE-MT para emissão do título e ações de cidadania nas escolas técnicas
A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação da juventude no processo democrático
21 de Fevereiro de 2026, 10h17
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Conselho Estadual de Juventude de Mato Grosso (Conjuv-MT) firmaram, nesta sexta-feira (20.2), um Acordo de Cooperação Técnica para a promoção de ações de conscientização cidadã e para facilitar a emissão do título de eleitor aos estudantes da rede estadual de educação técnica. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação da juventude no processo democrático.
A cerimônia de assinatura foi conduzida pela presidente do TRE-MT, a desembargadora Serly Marcondes Alves, que destacou a importância da parceria entre as instituições. “Tenho muito orgulho dessa iniciativa. Queremos uma juventude forte, engajada e comprometida com a democracia. Essas parcerias ampliam nosso alcance, fortalecem a educação cidadã e garantem que diferentes públicos tenham acesso à informação, aos serviços eleitorais e ao pleno exercício da democracia”, ressaltou.
Durante o encontro, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou o alcance da rede estadual de ensino técnico e o potencial da ação junto aos estudantes. “Hoje temos 17 Escolas Técnicas Estaduais em funcionamento, com cerca de 13 mil jovens matriculados, na faixa etária de 15 a 17 anos. São estudantes que já estão se preparando para o mundo do trabalho e, agora, também para o exercício da cidadania. Nossa expectativa é alcançar 15 mil alunos até julho deste ano, ampliando significativamente o impacto dessas ações em parceria com a Justiça Eleitoral”, afirmou.
Dados do TRE-MT apontam que aproximadamente 157 mil jovens, entre 15 e 17 anos, estão aptos ao alistamento eleitoral em Mato Grosso. Com o acordo, as instituições buscam facilitar a emissão do primeiro título de eleitor para os estudantes das 17 Escolas Técnicas Estaduais, por meio de logística de transporte até os cartórios eleitorais e da realização de atividades formativas sobre cidadania e democracia diretamente nas unidades de ensino.
O presidente do Conselho Estadual de Juventude (Conjuv-MT), Vinícius Brasilino, reforçou a relevância da participação juvenil no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Não há construção democrática sem a participação da juventude. Se conquistamos o direito ao voto aos 16 anos, é fundamental exercê-lo. Mais do que tirar o título, é preciso participar ativamente do processo democrático. A juventude tem papel central no fortalecimento da democracia”, enfatizou.
Na ocasião, também foi firmado termo de cooperação com a Academia Mato-grossense de Letras (AML). O evento contou ainda com a presença de representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso e da MT Escola de Teatro, ampliando o caráter interinstitucional da iniciativa.