pós-graduação

UFMT de Rondonópolis terá aula inaugural de Mestrado em Geografia nessa segunda (23)

A aula será com o professor Luis Felipe Soares Cherem, da Universidade Federal de Goiás (UFG)

por GazetaMT

21 de Março de 2015, 15h53

UFMT de Rondonópolis terá aula inaugural de Mestrado em Geografia nessa segunda (23)
UFMT de Rondonópolis terá aula inaugural de Mestrado em Geografia nessa segunda (23)

O campus da UFMT de Rondonópolis terá nessa segunda-feira, 23, a aula inaugural do mestrado em Geografia, a partir das 19 horas, no seu anfiteatro. A aula será com o professor Luis Felipe Soares Cherem, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema "O papel do geógrafo frente aos atuais desafios da crise hídrica e de energia elétrica da sociedade brasileira".

Na mesma semana, no dia 26, a pós-graduação vai promover a conferência "Metodologias participativas para a avaliação de serviços ecossistêmicos", com o professor Cesar López Santiago, da Universidade Autônoma de Madrid, Espanha.

Os dois eventos serão gratuitos e toda comunidade interna externa está convidada. O coordenador do mestrado, professor Jeater Santos, salienta que o curso vem desenvolvendo uma série de pesquisas e eventos com o objetivo de contribuir para o planejamento ambiental e urbano das cidades mato-grossenses e que as conferências vão contribuir para esse processo. 
Ele explica ainda que "o Brasil atualmente enfrenta enormes desafios socioambientais. Há mais de 20 anos as cidades médias, aquelas com populações entre 100 mil e 500 mil habitantes, como Rondonópolis, vêm crescendo mais rapidamente do que as cidades grandes e as metrópoles. Cerca de 25% da população brasileira vive em cidades médias, percentual que deve aumentar nos próximos anos".

Com isso, ele lança algumas perguntas que precisam ser pensadas em busca de respostas, entre elas: Como promover um urbanismo integrador, baseado em premissas sociais e ambientais, que alavanque o crescimento dessas cidades com justiça social e ambiental, maior qualidade de vida, e também conservação da biodiversidade?

Os palestrantes

O professor doutor Luís Felipe Soares Cherem, da Universidade Federal de Goiás, é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em recursos hídricos e gestão ambiental. Ele é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFG e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: datação e quantificação de processos em geomorfologia (isótopos cosmogênicos e OSL), geomorfologia regional, geomorfologia fluvial, recursos hídricos, gestão ambiental, mapeamento geomorfológico, atlas cartográfico e ambiental.
O professor doutor Cesar López Santiago, da Universidade Autônoma de Madrid, Espanha, é uma das mais importantes autoridades espanholas em ecologia humana. Atualmente, vem trabalhando no Projeto Ecossistemas do Milênio, financiado pela União Europeia. Sua pesquisa avalia e mapeia os serviços ambientais fornecidos pelos ecossistemas e seu impacto na qualidade de vida humana, como por exemplo, o fornecimento de água potável às cidades. Ele busca ainda, aplicar esses conhecimentos à preservação ambiental.

Com informações da Assessoria