FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO

Mesmo com perigo de contágio, trabalhadores da Coder são transportados sem proteção e aglomerados

por GazetaMT

21 de Março de 2020, 14h55

None
Divulgação

Vídeos que circulam nas redes sociais, durante este sábado (21), mostram vários trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) sendo trasportados de forma aglomerada e em cabines de caminhões. As imagens contrariam uma das recomendações do Ministério da Saúde que é evitar à aglomeração de pessoas para minimizar a disseminação do coronavírus.

A própria Prefeitura de Rondonópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Gestão de Crise, emitiu um decreto com algumas orientações. Pelo jeito nem a própria administração pública segue tais orientações.

Decreto 9.407

O documento termina que, em caráter obrigatório, devem ser suspensas aulas nas redes pública e privada de ensino, nos cursos preparatórios em geral e no Zumbi dos Palmares, nas universidades, faculdades, nos cursos técnicos e profissionalizantes.

Também está obrigatoriamente suspensa a emissão de alvarás para eventos de qualquer natureza que precisem de licença do Poder Público. Aqueles que já haviam sido emitidos ficam revogados.

A obrigatoriedade de suspensão atinge, ainda, oficinas sociais, culturais e atividades esportivas, entre elas, partidas de futebol e campeonatos. Eventos particulares como bailes, festas comunitárias, de casamento e em casas noturnas, além de bingos, sessões de cinema, boates e casas de festas também são abarcados pela suspensão obrigatória.

Academias, clubes de lazer, sindicatos devem suspender suas atividades.

Servidores públicos com suspeita de contaminação pelo coronavírus devem se afastar imediatamente, encaminhando atestado médico por e-mail ao setor onde trabalham e comparecerem na data agendada para perícia médica oficial em local reservado especialmente para casos suspeitos de Covid-19. Também ficam liberadas as servidoras gestantes.

Concursos públicos e seletivos também estão suspensos enquanto perdurar a crise.

Além dessas atitudes, o decreto recomenda que aqueles que tenham regressado ou regressem de viagens internacionais e interestaduais adotem o isolamento domiciliar por 14 dias e que idosos que possuam doenças pulmonares preexistentes evitem sair de casa.

Para enfrentar o momento de pandemia, todas as unidades de saúde do município servirão de referência para receber casos suspeitos do Covid-19.

VEJA O VIDEO