ECONOMIA
‘O Brasil se levantou’, celebra Paulo Guedes
“Tivemos os melhores desempenhos arrecadatórios já registrados na série histórica, com aumentos reais expressivos.”
21 de Abril de 2021, 10h53
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou nesta terça-feira (20), a arrecadação recorde do Brasil registrada em março.
De acordo com o ministro, o crescimento da arrecadação em 18,49% acima da inflação em março:
“Tivemos os melhores desempenhos arrecadatórios já registrados na série histórica, com aumentos reais expressivos.”
Além disso, Guedes disse que os números superaram as melhores expectativas da equipe econômica e confirmou o ritmo de recuperação da economia:
“A arrecadação é uma proxy [aproximação] para o nível de atividade econômica da atividade. Estamos observando que os índices de atividades econômica do BC [Banco Central] vieram bem acima do esperado, mostrando recuperação em todos setores, até o comércio superando a fase pré-pandemia. E índices de emprego formal mostram que o Brasil se levantou. Foi derrubado pela pandemia, mas se recuperou em ‘V’ e se recuperou novamente.”
No entanto, o ministro advertiu que a segunda onda da pandemia de coronavírus pode impactar a atividade a partir do segundo trimestre:
“A melhor política fiscal [para as contas públicas] é vacina, vacina e vacina. Porque temos de garantir o retorno seguro ao trabalho da população brasileira. É possível que haja um impacto da segunda onda.”