OPINIÃO

O que é carro por assinatura e porque pode ser uma opção viável para quem quer economizar

por Alan Lewkowicz

21 de Abril de 2025, 06h10

None
Divulgação

Ter um carro sem precisar se preocupar com depreciação, seguro, IPVA e manutenção deixou de ser algo exclusivo apenas para quem possui um carro de luxo. Isso já é uma realidade para quem contrata carros por assinatura, na verdade, essa modalidade tem ganhado popularidade nos últimos anos como uma alternativa econômica e prática para quem precisa de um carro, mas não quer a dor de cabeça de arcar com todos os custos e burocracia envolvidos na compra ou financiamento.

Quando se fala em carro por assinatura, o que vem à mente é um modelo de conveniência e previsibilidade, no qual a principal preocupação do motorista é abastecer e dirigir, sem se preocupar com detalhes como documentação, revisões ou a variação do preço do bem no mercado. Ao invés de fazer um financiamento, pagar altas taxas de juros ou sofrer com a desvalorização do veículo, o carro por assinatura oferece uma solução interessante, porque você paga uma mensalidade fixa, e todo o resto fica por conta da empresa que oferece o serviço.

Esse modelo de negócio não é uma invenção brasileira. Hoje o serviço ficou conhecido como “Vehicle Subscription”. Depois se espalhou pelos EUA e Europa, onde já está muito consolidado. Com o crescente desejo de inovação e facilidade nos serviços, ele foi customizado para o mercado brasileiro. Nesta fase atual, o número de carros por assinatura no País já ultrapassa 300 mil unidades. O interesse crescente de pessoas se reside por sua conveniência e, naturalmente, sua economia.

Optar pelo carro por assinatura pode ser financeiramente vantajoso, especialmente em comparação com a compra ou financiamento. A economia pode chegar a 40%, já que o assinante não precisa arcar com a depreciação do veículo nem com juros bancários. Além disso, o dinheiro que seria investido na compra pode ser melhor aproveitado em aplicações no mercado financeiro mais rentáveis.

O carro por assinatura, por ser uma alternativa mais flexível, é ideal para quem não pretende ficar com um carro por muitos anos, mas deseja rodar com um veículo novo a cada período. Os planos podem variar de 12 meses a 48 meses, permitindo que o motorista troque de carro com bastante frequência, se assim desejar. E a melhor parte, é que não é preciso se preocupar com os custos extras da manutenção.

Se você é alguém que viaja com frequência ou usa um veículo para trabalhar, o carro por assinatura também é uma ótima pedida. Há uma franquia de quilometragem mensal que pode variar de 500 km a até 3 mil km, com a opção de franquias maiores para empresas. Isso significa que, mesmo que um mês você use mais o carro, e no outro menos, o valor não será impactado de maneira significativa, desde que se mantenha dentro da média acordada.

Em termos de praticidade, o carro por assinatura é uma das soluções mais vantajosas, especialmente para quem não deseja lidar com a complexidade ou estorvos da compra ou do financiamento de um carro. A entrega do veículo é rápida, e as empresas de assinatura frequentemente oferecem até carro reserva, para que você nunca fique sem um veículo caso algo aconteça com o seu. O processo de adesão também é simples, podendo ser feito online, diretamente no site www.comparacar.com.br, sem risco, com segurança no processo de pagamento e na escolha do carro.

Além disso, é possível fazer um planejamento financeiro mais claro, já que o valor mensal da assinatura é fixo. Não há surpresas com custos extras que você não tenha previsto, e você sabe exatamente quanto vai pagar durante todo o período de assinatura.

A tendência é que esse mercado continue crescendo no Brasil, à medida que mais montadoras e locadoras se posicionem no segmento, oferecendo uma ampla gama de opções para os consumidores. E com o número crescente de famílias que buscam soluções mais econômicas e práticas, o carro por assinatura tem tudo para se tornar cada vez mais uma opção popular no País. Eu assino embaixo!

*Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas e sócio fundador da startup ComparaCAR, agregador de ofertas de compra e carros por assinatura. É CEO da ComparaCAR, uma MetaSearch (MetaBusca) que consolida todas as ofertas dos portais do segmento automotivo. www.comparacar.com.br