OPINIÃO

Projeto verão? Abrace o projeto saúde

por Albenita Jalles

21 de Setembro de 2021, 08h47

None
Divulgação

A frase “cuide do corpo na primavera e torne o verão gostoso” é um pouco extravagante, mas traz consigo uma verdade: os famosos “corpos de verão” são realmente feitos na primavera. Afinal, quanto mais cedo você começar a pensar em atingir o nível de condicionamento físico que o faz se sentir melhor no verão, mais fácil será chegar lá tendo a saúde como foco e sem a tentação de experimentar uma dieta radical ou detox intenso.

Boa parte da preparação para o verão diz respeito à estar no estado mental adequado para isso. Os dias ficam mais longos, a pressão para se manter ativo fica mais intensa (desde academia, caminhadas, passeios de bicicleta até partidas de futevôlei com os amigos) e logo começa a fazer efeito aquela autoconsciência que alguns de nós sentimos ao utilizar roupas dignas da calorosa estação.

Tudo isso pode ser estressante e tirar toda a diversão que o verão promete. Então, aqui está um segredo: o ideal é já começar a se preparar mentalmente. O que você pretende fazer no verão? Viajar? Participar de eventos familiares? Investir em um novo curso? Entrar na vibe “piscina, rio e praia”? É sempre mais fácil aproveitar todos os seus planos divertidos quando você se sente no controle da sua agenda. Certifique-se de saber com antecedência como você irá equilibrar tudo.  

Deixe de lado qualquer tristeza persistente do inverno (e da longa pandemia, é claro) e crie espaço para pensamentos encorajadores. Por vezes, carregamos nossos problemas conosco de modo que eles nos arrastam para baixo. Focar em pensamentos positivos pode ajudar a nos motivar no desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis.

Inclusive, tenha em mente que o ideal é sempre buscar a sustentabilidade e perenidade dos resultados em nome da saúde – nada se resolve em 15 dias. Melhor investir em uma abordagem mais gradual ao longo de meses, com acompanhamento multiprofissional, e fazer pequenas alterações conforme você avança. Cognitivamente, é muito mais fácil para o cérebro e você ainda vai conseguir as (mesmas) mudanças fisiológicas no final.

Sem dúvidas, a nutrição é uma grande parte de qualquer jornada para a saúde e aqueles que procuram emagrecer para o verão devem começar reavaliando o que entra em sua boca. Avaliar a possibilidade de reduzir o açúcar adicionado na sua dieta (dizer não temporariamente para os doces); pular a pizza e as massas (desculpa, carboidratos!); limitar os laticínios (optar por leites alternativos desde que sem açúcar); e ir devagar com as frutas (evitar excesso de frutose).

Em contrapartida, procure dar preferência para mais alimentos integrais e não processados, vegetais, carnes magras e nozes. Aliás, sabia que alimentos integrais têm um efeito hipertérmico? Eles forçam o corpo a gastar muita energia enquanto sedentários. Se possível, elimine o álcool e se hidrate mais. Além disso, é preciso lembrar que leva em média de seis a oito semanas para que as suas papilas gustativas ganhem uma chance de mudar de hábito e seu corpo se ajuste à mudança.

Também é importante se manter ativo durante o ano todo. Tirar a poeira do tênis e se envolver em alguma atividade física. Isto aumentará seu metabolismo e ajudará você a queimar mais calorias 24 horas por dia. Se saladas e treinamentos não são como você imaginava passar a primavera, dormir bem é algo que você precisa ter em mente. Até porque é durante o sono que os resultados se consolidam.   

A propósito, perder peso repentinamente não é muito saudável para o sistema cardiovascular. Por outro lado, o emagrecimento consciente e programado traz diversos benefícios: melhora a qualidade do sono, auxilia o funcionamento intestinal, aumenta a autoestima, auxilia na regulação hormonal, melhora o desempenho esportivo, diminui a TPM, melhora a qualidade da pele, cabelos e unhas, reduz o estresse e por aí vai. E aí, pronto para o projeto verão?


*Albenita Jalles é esteticista cosmetóloga, especialista em estética avançada