DESTAQUE

IEL MT amplia produção científica com publicação de novo artigo em periódico internacional

A instituição atua com diferentes metodologias de pesquisa e oferece estudos relacionados a mercado, comportamento do consumidor, indicadores socioeconômicos, análise de concorrência, clima organizacional e dados setoriais.

por Da redação

21 de Setembro de 2026, 12h44

None
Divulgação

A Coordenação de Pesquisa e Inovação do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) acaba de ampliar sua produção científica com a publicação de um artigo na Revista Research, Society and Development, periódico científico multidisciplinar dedicado à divulgação de pesquisas e resultados nas diferentes áreas do conhecimento.

A publicação reforça a atuação do IEL MT na produção e disseminação de conhecimento aplicado, contribuindo para aproximar pesquisa, mercado e desenvolvimento. A instituição vem fortalecendo sua atuação em estudos e pesquisas com o objetivo de transformar dados e informações em conhecimento estratégico para apoiar empresas e organizações na tomada de decisões.

“O novo artigo é resultado do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do IEL MT em conjunto com a área de Desenvolvimento de Carreiras e representa mais um avanço na consolidação da instituição como um espaço de produção científica e geração de informações relevantes para o desenvolvimento de Mato Grosso”, explica a responsável pela área, Lays Fitaroni.

A Research, Society and Development possui caráter multidisciplinar e adota avaliação por pares, contribuindo para a disseminação de estudos científicos em diferentes áreas. Os artigos publicados pela revista utilizam o ISSN 2525-3409 e DOI, recursos que facilitam a identificação, localização e disseminação da produção científica.

Além da publicação de estudos, o IEL MT vem ampliando iniciativas voltadas ao desenvolvimento da pesquisa aplicada. Em 2026, a instituição lançou o Programa de Desenvolvimento de Pesquisadores (PDP), voltado à capacitação de profissionais para atuar com pesquisa aplicada à inovação, competitividade e tomada de decisão no ambiente empresarial.

A instituição atua com diferentes metodologias de pesquisa e oferece estudos relacionados a mercado, comportamento do consumidor, indicadores socioeconômicos, análise de concorrência, clima organizacional e dados setoriais.

O artigo

O estudo conclui que organizações que desejam atrair jovens talentos precisam oferecer oportunidades mais completas, combinando remuneração, boas condições de trabalho e valor educacional.

Para esse resultado, os pesquisadores analisaram o mercado de estágios em Mato Grosso a partir de 1.959 contratos de estágio registrados no sistema Valorizza entre fevereiro e dezembro de 2025.

Os resultados apontaram que a bolsa-auxílio média foi de R$ 1.070,38, com mediana de R$ 1.000, e que valores maiores tendem a estar associados a jornadas mais extensas e níveis de escolaridade mais elevados.

“A pesquisa, porém, mostra que a atratividade das vagas não depende apenas da remuneração: benefícios, flexibilidade, compatibilidade com a rotina acadêmica, clareza das atividades, oportunidades de aprendizagem, possibilidade de efetivação e agilidade no processo seletivo também influenciam a escolha dos estudantes”, pontua a coordenadora de Pesquisa e Inovação do IEL MT.