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Aeroporto de Rondonópolis será preparado para aliviar o Marechal Rondon na Copa

Os investimentos serão de R$ 21 milhões, espera de conclusão da obra é para maio de 2014

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22 de Outubro de 2013, 09h11

Aeroporto de Rondonópolis será preparado para aliviar o Marechal Rondon na Copa
Aeroporto de Rondonópolis será preparado para aliviar o Marechal Rondon na Copa

O aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis, receberá investimentos de infraestrutura para ampliação até 2014. A melhoria servirá de alternativa para aliviar o terminal Marechal Rondon, em Várzea Grande, durante a Copa, quando o Estado deverá registrar um recorde no movimento de passageiros por conta de uma estimativa de visitas de aproximadamente 60 mil turistas. Com o atraso nas obras do aeroporto de Cuiabá, Rondonópolis surge de forma oportuna como rota alternativa ao aeroporto Marechal Rondon.

A recomendação da Fifa e do Governo Federal de preparar aeroportos no entorno das cidades-sede da Copa, fez o Governo do Estado de Mato Grosso bater o martelo pela ampliação do aeroporto de Rondonópolis, e já definiu um cronograma de entrega: maio de 2014.

Agora ratificada como uma das opções para o Mundial e uma das alternativas para o turismo devido ao Mundial, a obra será executada pela empresa Ensercon Engenharia em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) com investimento de R$ 21 milhões.

O propósito com a ampliação é que o aeroporto de Rondonópolis sirva de apoio para o Marechal Rondon em junho de 2014, quando acontece a Copa. Dessa forma, o terminal Maestro Marinho Franco receberá a ampliação de sua pista para que possa acolher pouso de aeronaves de grande porte como o boeing 373-700, com capacidade para 150 passageiros.

Com a execução das obras, a pista que atualmente comporta aviões de pequeno e médio porte, passará de 1.850 metros de extensão (30 de largura), para 2.460 metros de comprimento por 45 de largura além da implantação de uma pista de taxiamento paralela com 2.022 metros.

O projeto para o aeroporto Maestro Marinho Franco prevê todas as pistas iluminadas para receber voos noturnos em com a instalação de um sistema indicador de percurso de aproximação de precisão (PAPI), instrumento que permite ao piloto visualizar a pista a nove quilômetros de distância durante o dia e quase 40 quilômetros à noite, proporcionando maior segurança no pouso.

O investimento fará com que o aeroporto rondonopolitano entre para a lista dos 'top 40' do país e passe, futuramente, a oferecer linhas ligando Rondonópolis ao resto do país, sem a necessidade de conexão com a capital. Os trabalhos de ampliação na pista do aeroporto de Rondonópolis devem ter início nas próximas semanas.

 

(Com informações Olhar Copa)