CANTON FAIR EXPERIENCE

Empresários de MT encontram na China novas oportunidades de negócios internacionais

O Sebrae/MT é o responsável por levar o time de 40 empreendedores para a maior feira multissetorial do mundo

por Da redação

22 de Outubro de 2024, 06h25

None
Divulgação
"Estou me surpreendendo com a China", comemora o empresário mato-grossense, Henrique Santos, durante sua participação na missão técnica realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), à 'Canton Fair Experience', na cidade chinesa de Guangzhou. Entre os dias 12 e 29 de outubro, 40 empreendedores mato-grossenses participam da exposição que conta com mais de 60 mil estandes de diversos produtos e serviços, sendo classificada como a maior feira multissetorial do mundo, e atrai milhões de visitantes de diversos países nas edições anuais. A missão também inclui visitas técnicas em empresas e indústrias de Hong Kong e Shenzhen.
Um dos principais dos objetivos do Sebrae/MT é fomentar o projeto de internacionalização dos pequenos negócios e incentivar a importação de produtos, equipamentos e máquinas, de forma planejada e estruturada, o que resulta em um aprimoramento da tecnologia utilizada nas empresas participantes, além de se tornarem mais competitivas no mercado.
“Além da feira, os participantes da missão estão visitando fábricas na China, o que tem proporcionado um conhecimento profundo sobre os processos de produção e as oportunidades de melhoria que podemos aplicar em nosso mercado. Uma das etapas importantes será nossa visita a um conciliador de carga e operador logístico em Shenzhen, uma experiência que reforçará nosso entendimento sobre a logística internacional e a otimização do transporte de mercadorias. Após a Shenzhen, seguiremos para Hong Kong, para outras agendas e visitas”, detalha o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, que liderou a missão.
Para o gestor do Programa de Internacionalização do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, a participação do estado tem sido positiva. “Já temos empresários que estão levando amostras. E, no retorno ao Brasil, vão conseguir efetivamente fechar os seus negócios, com o desenvolvimento de fornecedores locais aqui da China e com o nosso acompanhamento técnico e orientador do Sebrae para que façam as melhores operações”, pontua.
O empresário do ramo de tecnologia da informação, Henrique Santos, comenta que por meio da missão conseguiu fechar parcerias comerciais, e que conta com a ajuda do Sebrae/MT para operacionalizar os contratos. “Estou me surpreendendo com a China, e já tenho uma proposta muito grande para fechar em parceria com a empresa Pilot, com venda de produtos no Brasil. Vamos com certeza fechar bons negócios”, comemora o empresário, ao conquistar sua primeira negociação com uma empresa internacional.
Eduardo Bello comemora as novas negociações para a empresa dele, no ramo de metalurgia mecânica. "Assim que eu voltar [a Mato Grosso], quero o apoio do Sebrae para construir um contrato e obter orientações para uma negociação que iniciei aqui na China", contou o empresário, animado.
O Sebrae/MT realiza diversas missões técnicas para eventos de negócios ao redor do mundo. As exposições são direcionadas para diversos setores do comércio, indústria e serviços. Para mais detalhes sobre as missões, acesse o link.