MIAU NA LIONS
Gerente de açaiteria é presa por furto de energia elétrica em Rondonópolis
Comércio na Avenida Lions é flagrado após série de fiscalizações da concessionária em ação conjunta com as forças de segurança
22 de Outubro de 2025, 09h30
A gerente de um comércio de açaí da Avenida Lions Internacional, em Rondonópolis, foi presa nesta terça-feira (21) flagrada ao furtar energia elétrica. A ação foi mais uma etapa da Operação Energia Limpa, realizada em conjunto entre Polícia Civil, Politec e Energisa. Após uma série de fiscalizações, a concessionária identificou irregularidades no fornecimento de energia do estabelecimento.
No último dia 18, durante inspeção de rotina, técnicos da Energisa constataram indícios de fraude no medidor de energia da unidade. Foi lavrado um termo de ocorrência e o equipamento foi removido para aferição pelo Inmetro. Imediatamente, um novo medidor foi instalado para garantir a medição correta do consumo.
Porém, nesta terça-feira (21), a distribuidora de energia detectou que o medidor recém-instalado havia sido retirado novamente e a unidade estava ligada diretamente na rede, configurando furto de energia elétrica. A concessionária registrou boletim de ocorrência e a responsável foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode chegar a até quatro anos de reclusão.
“São casos que chamam a atenção pela audácia do comerciante. O furto de energia é crime e não vai mais passar impune. As fiscalizações são constantes e vamos continuar firmes nesse combate”, disse Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa MT.