BR-163
Passarela para pedestre deve ser construída até final de 2019 em Rondonópolis
“Obras devem ser retomadas após o período chuvoso”, afirma secretária de Infraestrutura
22 de Novembro de 2018, 08h02
A duplicação do trecho urbano da BR-163 entre a localidade conhecida como "Trevão" e a Cervejaria Petrópolis/Crystal, com 2,3 quilômetros de extensão, ainda continua sendo motivo de reuniões. Após a paralisação da obra e a retirada das máquinas por parte da empresa Rota do Oeste devido a pendências com a Prefeitura de Rondonópolis, o Ministério Público Federal resolveu intervir na situação.
Nesta quarta-feira (21), diretores da empresa de administra a rodovia federal, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e secretária Municipal de Infraestrutura se reuniram para tentarem acordo e resolverem o problema.
Por mais de quatro horas, o procurador do MPF, José Ricardo Custódio de Melo Júnior, ouviu as justificativas dos representantes da Rota do Oeste e da Prefeitura sobre a paralisação das obras. Durante o encontro, alguns compromissos foram feitos como, por exemplo, a construção de uma passarela para pedestre até o final de 2019, por parte da empresa Rota do Oeste.
Conforme a secretária de Infraestrutura de Rondonópolis, Nívea Calzolari, alguns solicitações que o município já havia feito devem ser atendidas e as obras devem ser retomadas após o período chuvoso.
"Ainda batemos na tecla de infraestrutura. Mas evoluímos bastante, a ANTT e Rota do Oeste já estão cedendo quanto algumas mudanças no projeto. A parte da duplicação o prefeito, Zé do Pátio, se comprometeu a assinar um documento para que a obra seja retomada, após o período chuvoso".
As obras de duplicação e novas intervenções viárias nesse trecho urbano têm valor estimado em R$ 35 milhões, conforme o projeto proposto pela concessionária. O projeto prevê, além da duplicação do trecho em questão, a construção de vias marginais, retornos e uma remodelação do Trevão. O orçamento para execução do projeto nesse trecho de 2,3 quilômetros está assegurado, a partir de um financiamento privado.