ENQUANTO ISSO EM PVA

Prefeitura de Primavera do Leste oferta transporte público gratuito para população

por Da redação

22 de Novembro de 2021, 14h13

None
Divulgação

Assim com aqui em Rondonópolis, o município de Primavera do Leste vive um impasse com relação ao transporte público e a implantação do serviço. Mas uma medida inusitada a partir desta segunda-feira (22) descola qualquer semelhança ente os casos, isso porque, lá em Primavera o transporte público passa a ser gratuito a toda a população, por pelo menos 12 meses ou até o início de uma nova concessão.

A boa notícia para os primaverenses, veio graças a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, Aval Negócios e Intermediações - empresa vencedora da licitação, e Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Que ainda contará com linhas de reforço nos horários de pico de ida e vinda das pessoas até o trabalho.

Já em Rondonópolis, a prefeitura arrasta por vários anos oferecendo um serviço de péssima qualidade e com tentativas frustradas de atrair empresas do setor para atuar na cidade. E depois de cinco licitações para uma nova concessão do serviço serem declaradas desertas, a alternativa foi a municipalização do transporte coletivo na cidade, onde a gestão prevê a compra de pelo menos 50 veículos novos, com investimentos públicos da ordem de R$ 22,6 milhões.

O projeto de municipalização foi aprovado pela Câmara de Vereadores, e não há data definida pela prefeitura de quando a autarquia irá funcionar, de fato o que se tem é o prazo de até 31 de dezembro para empresa Cidade de Pedra operar o transporte coletivo da cidade de forma emergencial.

É bom pontuar que são municípios com populações de tamanhos diferentes e características de uso do transporte coletivo especificas e isso deve ser levado em conta. No entanto, a forma de se encontrar algo viável para população pelas bandas de lá parece ter sido mais urgente.

Parte da frota da nova autarquia do transporte coletivo de Rondonópolis