PLANO SAFRA 2020/2021

Governo reduz taxas de juros nos financiamentos do Funcafé

A alteração dos valores faz parte das medidas do Plano Safra 2020/2021, anunciado nesta semana

por Redação com assessoria MAPA

22 de Junho de 2020, 15h47

None
Divulgação

Apartir de 1° de julho deste ano, as taxas de juros dos financiamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) serão reduzidas.

Os valores das linhas de crédito destinadas ao custeio, comercialização e Financiamento para Aquisição de Café (FAC) para cooperativas passam de 7% para 6% ao ano. Já os financiamentos de capital de giro e FAC para indústria e exportadores recua dos atuais 9,5%para 7,5%.

A alteração dos valores das taxas de juros faz parte das medidas do Plano Safra 2020/2021, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e pela ministra Tereza Cristina, nessa quarta-feira (17), em Brasília. A norma está publicada na Resolução N° 4.827 do Banco Central.

De acordo com Sílvio Farnese, diretor de Comercialização e Abastecimento, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a redução nas taxas de juros permitirá melhoria na rentabilidade financeira do setor, importante nesse momento de colheita e comercialização.

"Desta forma, o cafeicultor terá facilidade de acesso ao crédito tanto para as despesas nessa fase, como para facilitar o carregamento da produção ao longo do ano", explica Farnese.