HOMENAGEM

Instituto Memória do Poder Legislativo recebe o nome de Lenine Póvoas

A mudança é um tributo pela vida e obra de Lenine em seu centenário, comemorado no ano passado, e foi oficializada durante cerimônia realizada na manhã de hoje (22), na sede do memorial

por Da redação

22 de Junho de 2022, 15h51

None
Divulgação

A Assembleia Legislativa renomeou o Instituto Memória do Poder Legislativo para Instituto Memória Deputado Lenine de Campos Póvoas. A mudança é um tributo pela vida e obra de Lenine em seu centenário, comemorado no ano passado, e foi oficializada durante cerimônia realizada na manhã de hoje (22), na sede do memorial.

“Eternizar o nome de Lenine de Campos Póvoas no Instituto Memória é fazer justiça com uma grande personalidade mato-grossense que fez história na cultura, na literatura e na política. E que continua influenciado pelo seu legado”, defendeu o deputado Allan Kardec (PSB), autor do Projeto de Resolução 714/2021, que estabeleceu a mudança.

A cerimônia contou com a participação da filha de Lenine, a desembargadora e presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, acompanhada do irmão Eduardo Póvoas e seus dois filhos, Diego e Lenine Póvoas Neto. Ela agradeceu a homenagem e destacou o amor do pai pelo estado, retratado em suas obras literárias. “Este é um tributo à história mato-grossense. Meu pai sempre foi um admirador, pesquisador, amante da sua terra e deixou isso registrado em suas obras”, afirmou com orgulho. “Seus livros foram editados do próprio bolso. Aos 23 anos de idade ofertou à sociedade o seu primeiro titulo”, disse. “E vinte anos depois da sua morte e 101 anos de sua existência, ele continua vivo porque Lenine é cultura e cultura não tem data, cultura tem presença”, finalizou.

O presidente do Legislativo Eduardo Botelho (União) também destacou a importância de renomear o memorial do Parlamento. “É uma justa homenagem para um homem que, além de um ícone da cultura e da história de Mato Grosso, também marcou a política e o serviço público por sua atuação como deputado, conselheiro, e secretário de várias gestões, em diferentes pastas”, afirmou.

Botelho afirmou ainda que o Parlamento estadual participa da reedição das obras de Lenine e dos livros que contam a história de Mato Grosso. “É uma satisfação integrar esse projeto que visa levar o conhecimento histórico retratado por Lenine até os mais jovens”, comemora. O material será distribuído para escolas e entidades, além de compor o acervo do Instituto Memória.

O presidente também adiantou que o Instituto Memória se prepara para a digitalização de documentos e o desenvolvimento de uma plataforma digital para acesso aos conteúdos.  Além do projeto de levar alguns acervos para as escolas, como fomento a história e a educação.

Lenine Póvoas: foi deputado estadual por duas legislaturas, 1947 a 1950 (Constituinte) e 1951 a 1954. Filho único de um casal de professores, Nilo Póvoas e Rosa de Campos Póvoas, Lenine prezou muito pela educação. Bacharel em direito, atuou como professor titular de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Esteve em diversos cargos políticos, criou veículos de imprensa e se tornou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras.