TRANSMISSÃO ONLINE
Escola de Saúde Pública realiza formação em mídias sociais para profissionais do SUS
Qualificação ocorrerá nesta quinta-feira (22.08), às 9h, e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da ESP
22 de Agosto de 2024, 07h19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), promoverá uma curso online em mídias sociais para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A qualificação ocorrerá nesta quinta-feira (22.08), às 9h, e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da ESP.
O evento visa capacitar os profissionais da saúde em Mato Grosso a utilizarem as mídias sociais de maneira estratégica, ampliando o alcance de informações oficiais e fortalecendo o engajamento da população em conteúdos confiáveis.
A qualificação tem uma carga horária de 4 horas e as inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão Acadêmico (SGA). Para receber o certificado de participação, os interessados devem se inscrever por meio deste link.
A diretora da ESP, Silvia Tomaz, destacou a importância da formação como uma ferramenta crucial para a comunicação e a educação permanente em saúde.
“A qualificação em mídias sociais é uma oportunidade de aprimoramento para os profissionais do SUS em Mato Grosso. As mídias sociais podem ser usadas para informar e educar a população, permitindo que os profissionais explorem e apliquem novas técnicas de comunicação. Isso amplia o alcance das informações de saúde, contribuindo para uma população mais bem informada através de fontes confiáveis”, frisou.
Durante a formação, serão abordados temas como os diferentes tipos de mídias e a forma eficaz de utilizá-las nos processos de trabalho em saúde. Além disso, será discutida a identificação das mídias mais adequadas e a compreensão de como utilizá-las de maneira eficiente na comunicação em saúde.
A diretora ainda evidenciou o pioneirismo do EduCumunicaSUS, desenvolvido pela equipe de comunicação da ESP.
“O EduComunicaSUS é um marco na consolidação sobre a forma como as ações de saúde são divulgadas, é um plano de comunicação pioneiro. Ele não apenas facilita a disseminação de informações, mas também promove a comunicação crítica e participativa, o que possibilita aos profissionais de saúde desenvolverem conhecimentos, mas também habilidades, e se engajarem na qualificação da população. E garantindo a diversidade cultural e os valores locais, para que as mensagens sejam adequadas e significativas para todos os envolvidos”, finalizou.
Entre os palestrantes, estão especialistas em comunicação e saúde, como: Marcele Paim, publicitária e Doutora em Saúde Coletiva; Bruno de Andrade e Silva, jornalista e Mestre em Relações Interculturais; Bruno Olivatto, pedagogo e Doutor em Educação e Aluízio Silva Júnior, jornalista e Doutor em Informação e Comunicação em Saúde e Centros de Estudos das Migrações e Relações Interculturais.
A Escola de Saúde Pública também realizará dias 24, 25 e 26 de setembro a formação "Mídias Sociais e EducamunicaSUS para a promoção da saúde". Com carga horária de 30 horas, o curso será voltado para os trabalhadores do SUS de Mato Grosso, com o objetivo de qualificar os profissionais no uso estratégico da comunicação em mídias sociais, visando a promoção da saúde em seus territórios.