OPINIÃO
Viver bem é viver perto da natureza
22 de Agosto de 2025, 06h10

Cuiabá tem o apelido de “Cidade Verde”, porém ultimamente vem sendo conhecida mais como Cuiabrasa. O calor sempre foi escaldante, mas antes as árvores eram presentes por todos os cantos e quintais.
As últimas décadas foram marcadas por construções de novos bairros, ruas e avenidas sempre ganhando cada vez mais espaços, e os canteiros e áreas verdes diminuindo, transformando uma pacata Cuiabá com ares de cidades interiorana em uma capital desenvolvida e atraente para grandes marcas e investimentos.
Nesse cenário, por volta do ano 2000, uma proposta nova chegou. A Ginco nasceu e apresentou o primeiro grande condomínio horizontal da capital, o Florais Cuiabá. Nossa ideia sempre foi vender mais do que apenas um terreno, vendemos qualidade de vida, o que envolve todo o ecossistema de infraestrutura, equipamentos sociais e, principalmente, áreas verdes.
Viver próximo à natureza traz benefícios diretos para a saúde física e mental. Pesquisas já comprovam que o contato diário com áreas verdes pode reduzir o estresse, melhorar o humor, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a sensação de bem-estar. É um investimento não apenas em um endereço, mas na qualidade de vida e na longevidade.
Os melhores vizinhos que o ser humano pode ter são as árvores e viver rodeado de verde faz a diferença na vida de qualquer um, inclusive na sensação térmica, que pode ser até 5ºC menor nesses lugares, além da melhoria da qualidade da umidade ar. E para uma cidade como Cuiabá, essa diferença é importante.
A casa deve ser um refúgio. Cada vez mais vivemos uma rotina estressante e cheia de afazeres. Onde moramos deve ser o lugar onde encontramos conforto para nos aliviar. E isso inclui o entorno da residência, pois a relação social também é uma necessidade humana.
São incontáveis os benefícios em estar próximo de áreas verdes, como por exemplo a diminuição dos riscos de doenças respiratórias que afetam principalmente crianças e idosos. Tem ainda a redução nos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, melhora da qualidade do sono e estar próximo a natureza gera um incentivo à prática de exercícios ao ar livre, contribuindo para a saúde física.
Pensando em todos esses fatores, a Ginco lança o Ginco Zurique, um condomínio horizontalque é abraçado por um grande parque, integrando áreas de lazer, convivência e contemplação com a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), exclusiva para os condôminos. Junto com outras áreas de preservação permanente (APP), o empreendimento garante a preservação ambiental perene, com vegetação nativa mantida e protegida, contribuindo para o equilíbrio ecológico.A topografia original do terreno foi respeitada em cada etapa do planejamento, resultando em lotes com declives naturais que proporcionam vistas privilegiadas e melhor ventilação.
O Ginco Zurique é a materialização dessa nova forma de viver, na qual o espaço, o verde e a convivência harmoniosa são tão valiosos quanto a infraestrutura de alto padrão. Essa é a nossa contribuição para devolver à Cuiabá o título de “Cidade Verde”
Júlio César de Almeida Braz é Diretor Presidente da Ginco Urbanismo