análise
Barreto diz acreditar no surgimento de novas lideranças estaduais entre os vereadores eleitos
"Quando eu fui vereador, nos anos 80 ainda, três de nós viraram deputados, prefeitos", lembrou o deputado
23 de Outubro de 2012, 14h00
O deputado estadual Jota Barreto (PR), em entrevista exclusiva ao site GazetaMT, fez uma análise do resultado da eleição municipal deste ano e cobrou que os vereadores eleitos debatam problemas da cidade.
Apoiador de primeiro momento do atual prefeito e candidato derrotado no pleito municipal, Ananias Filho (PR), o deputado afirmou não ter ressentido com o resultado negativo para o seu grupo. "Eu apoiei o melhor candidato para a cidade e a população escolheu o outro candidato, que tem a sua história de luta como deputado constituinte, deputado estadual e prefeito de Rondonópolis. Eu tenho que respeitar o resultado, pois a população demonstrou claramente que queria o projeto do deputado Percival Muniz (PPS) e espero que ele tenha muita felicidade na sua administração, escolha um secretariado à altura da cidade e consiga fazer um grande governo voltado para o crescimento da cidade", pontuou o deputado.
Demonstrando seu espírito democrático, o deputado afirmou também que mantém bom relacionamento com o prefeito eleito e que não pretende criar dificuldades para a sua administração. "A campanha eleitoral já passou e eu sou amigo do Percival. O nosso relacionamento sempre foi muito bom, eu vou estar de mãos dadas com Rondonópolis e dentro do possível, vou dar o meu apoio", garantiu.
Ele ainda avaliou como positivo o resultado da eleição proporcional, onde o grupo que apoiou a candidatura de Ananias Filho elegeu dez vereadores, contra dez do grupo de Percival e um do PT. "Prevaleceu o equilíbrio e entendo que há aí um recado da população para o novo prefeito: nós te demos uma oportunidade, mas a Câmara será de debate. E vejo que os novos vereadores querem e precisam se destacar, até para nos substituir. Eles precisam debater, mostrar trabalho para provar que estão à altura da questão política da cidade e não se curvar ao prefeito", aconselhou.
Ele citou o fato de que há tempos não surgem novas lideranças à partir do Legisaltivo Municipal. "Quando eu fui vereador, nos anos 80 ainda, três de nós viraram deputados, prefeitos. Sinto que é a hora de a Câmara ofertar novas lideranças apra a sociedade", cobou o político.
Jota Barreto relembrou da época em que foi prefeito, derrotando o agora vitorioso Percival Muniz, nos idos de 1988. Segundo o próprio, ele sofreu uma forte oposição por parte da Câmara assim que assumiu o mandato. "A oposição não me atrapalhou, pois eu só fiz coisas certas. É só quando o prefeito faz coisas erradas que ele tem medo da oposição e aí começa a se isolar", finalizou.