expectativa
Depoimento de Eraí Maggi foi transferido para esta quinta-feira(24)
Empresário deve esclarecer sobre concentração de 83% das transações de cooperativa, em mãos de 3 pessoas
23 de Novembro de 2016, 15h25
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscais acatou pedido de empresário, sócio proprietário da Bom Futuro e cooperado Eraí Maggi e transferiu o seu depoimento para amanhã (24), às 8 horas, na Sala 202 no segundo piso do prédio da ALMT. O empresário que seria ouvido na tarde de hoje, solicitou a mudança de horário e teria confirmado a presença aos deputados Gilmar Fabris, Emanuel Pinheiro, Mas Russi e Dr. Leonardo, segundo informou o presidente da CPI, deputado José Carlos do Pátio.
A CPI quer saber sobre as transações efetuadas na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat). Segundo José Carlos do Pátio, Eraí detém 80% da cooperativa. Outro fato a ser explicado é porque a cooperativa tem 36 associados, mas desses, 22 não fazem nenhuma movimentação, não compram ou vendem insumos ou commodities agrícolas. “é um financiamento grande de poucas pessoas, sendo que a cooperativa é para muitas pessoas trabalharem”, questiona Pátio.
Pátio fez um balanço da comissão e disse que ela já se consolida como a maior CPI da história de Mato Grosso com quase 500 volumes de relatório contendo investigações realizadas em 150 empresas. Segundo ele, as apurações apontam pelo menos R$ 2 bilhões que foram sonegados ou mal aplicados no Estado.
A CPI investigou três frentes: Regime Especial, Incentivo Fiscal e Cooperativas. Nos dois primeiros itens – regime fiscal e incentivos fiscais - a fase de oitivas foi concluída. No regime fiscal o relatório está concluso e nos incentivos fiscais está sendo ultimado. No caso das cooperativas a CPI ainda está em fase de oitivas.
A expectativa e que o depoimento de Eraí Maggi possa trazer esclarecimentos de fatos como os constatados nas investigações, de que 83% da movimentação financeira da Cooamat eram decorrentes de apenas três associados, todos sócios do Grupo Bom Futuro.